
 E porque hoje é domingo, Anselmo Borges escreve no DN sobre o Ano Velho, Ano Novo (link).
E porque hoje é domingo, Anselmo Borges escreve no DN sobre o Ano Velho, Ano Novo (link).
Palavras e afectos em torno de Resende
 Vamos à Santa Missa
Vamos à Santa Missa

 Cada vez mais, o Natal é uma festa secularizada em que os símbolos são o pai natal e a árvore de natal. Por exemplo, só cerca de 14% de franceses acham que esta festa é sobretudo religiosa. Por isso, os presépios são cada vez mais afastados das casas particulares e dos espaços públicos, sendo remetidos para os espaços de culto. Mas é bom que convivam com todos, incluindo não praticantes, agnósticos e ateus, para que o Natal não desemboque numa efeméride totalmente profanizada. Infelizmente, ao percorrer algumas igrejas e capelas do concelho numa visita a presépios, cujas fotos aparecerão a partir de hoje neste blogue, tomei conhecimento que a concepção e arranjo de alguns não e
 Cada vez mais, o Natal é uma festa secularizada em que os símbolos são o pai natal e a árvore de natal. Por exemplo, só cerca de 14% de franceses acham que esta festa é sobretudo religiosa. Por isso, os presépios são cada vez mais afastados das casas particulares e dos espaços públicos, sendo remetidos para os espaços de culto. Mas é bom que convivam com todos, incluindo não praticantes, agnósticos e ateus, para que o Natal não desemboque numa efeméride totalmente profanizada. Infelizmente, ao percorrer algumas igrejas e capelas do concelho numa visita a presépios, cujas fotos aparecerão a partir de hoje neste blogue, tomei conhecimento que a concepção e arranjo de alguns não e nvolveram a participação de crianças e jovens da comunidade.
nvolveram a participação de crianças e jovens da comunidade. Para reviver outras paisagens, cheiros e sabores, estou de regresso de uma viagem relâmpago à nossa terra. Ontem, às 11h, estava a chegar à zona de S. Cristóvão, onde, à volta, ainda havia muito codo e "can
 Para reviver outras paisagens, cheiros e sabores, estou de regresso de uma viagem relâmpago à nossa terra. Ontem, às 11h, estava a chegar à zona de S. Cristóvão, onde, à volta, ainda havia muito codo e "can deias" de gelo em forma fálica.
deias" de gelo em forma fálica.  de amizade e de vizinhança.
de amizade e de vizinhança. o pelo estado de saúde da D. Adelaide (ataques permanentes de asma).
o pelo estado de saúde da D. Adelaide (ataques permanentes de asma).  Aqui (link) se deixa o convite para uma visita ao site da diocese de Lamego, ficando, assim, a conhecer a mensagem de D. Jacinto Botelho a propósito desta quadra.
 Aqui (link) se deixa o convite para uma visita ao site da diocese de Lamego, ficando, assim, a conhecer a mensagem de D. Jacinto Botelho a propósito desta quadra.  O presépio, cá em casa, sempre teve um papel importante, havendo a preocupação para que fosse obra de todos, sobretudo dos mais novos. A começar pela apanha do musgo até ao retoque final, mesmo que não resultasse em obra-prima.
 O presépio, cá em casa, sempre teve um papel importante, havendo a preocupação para que fosse obra de todos, sobretudo dos mais novos. A começar pela apanha do musgo até ao retoque final, mesmo que não resultasse em obra-prima. Na semana passada, fui a algumas escolas do 1.º ciclo, muito próximas de Viseu. Escolas com muitas crianças, felizmente. E com uma característica comum: aumento de alunos com hiperactividade.
Na semana passada, fui a algumas escolas do 1.º ciclo, muito próximas de Viseu. Escolas com muitas crianças, felizmente. E com uma característica comum: aumento de alunos com hiperactividade. No passado dia 1, enquanto Bento XVI voava de Istambul para Roma, depois da sua visita à Turquia, estava a realizar-se, em Santa Maria da Feira, o V Simpósio "Sete Sóis Sete Luas",  que teve como tema: "Qual é o Deus do Mediterrâneo?" Foram conferencistas Salman Rushdie, Cláudio Torres e eu próprio.
No passado dia 1, enquanto Bento XVI voava de Istambul para Roma, depois da sua visita à Turquia, estava a realizar-se, em Santa Maria da Feira, o V Simpósio "Sete Sóis Sete Luas",  que teve como tema: "Qual é o Deus do Mediterrâneo?" Foram conferencistas Salman Rushdie, Cláudio Torres e eu próprio. Há dias, fui convidado para as exéquias da matança de dois porcos.Chegado ao local do crime, os bichos já repousavam em paz. Tudo feito segundo os cânones tradicionais, excepto a chamusca, que foi de maçarico.
 Há dias, fui convidado para as exéquias da matança de dois porcos.Chegado ao local do crime, os bichos já repousavam em paz. Tudo feito segundo os cânones tradicionais, excepto a chamusca, que foi de maçarico. A serra de Montemuro acordou ontem com um manto branco de neve. A estrada Bigorne/S. Cristóvão/Resende chegou a estar encerrada ao trânsito.
 A serra de Montemuro acordou ontem com um manto branco de neve. A estrada Bigorne/S. Cristóvão/Resende chegou a estar encerrada ao trânsito. Vivi os dias de chuva como potenciadores de mais água. De mais vida. Apesar do incómodo, as pessoas viam na chuva a possibilidade de assistir às nascentes das águas e ao aumento dos caudais. Nunca ouvi dizer "já é chuva a mais". Mas antes "vem no tempo dela" ou "a chuva é oiro". Desde que descesse mansinha, era vista como uma benção.
 Vivi os dias de chuva como potenciadores de mais água. De mais vida. Apesar do incómodo, as pessoas viam na chuva a possibilidade de assistir às nascentes das águas e ao aumento dos caudais. Nunca ouvi dizer "já é chuva a mais". Mas antes "vem no tempo dela" ou "a chuva é oiro". Desde que descesse mansinha, era vista como uma benção. Os soutos, cobertos de folhas, são uma imagem de marca dos meus outonos.
Os soutos, cobertos de folhas, são uma imagem de marca dos meus outonos. Somos férteis em "decretar" traumatismos em crianças, disfuncionalidades em famílias e solidão nos mais velhos. Mais patente nestes, quando saiem de casa e se sentam em bancos de jardins. Caso as pessoas (velhas ou não) vão para uma esplanada ou para um café "passar o tempo", torna-se mais difícil a rotulagem de solidão. Preconceitos.
 Somos férteis em "decretar" traumatismos em crianças, disfuncionalidades em famílias e solidão nos mais velhos. Mais patente nestes, quando saiem de casa e se sentam em bancos de jardins. Caso as pessoas (velhas ou não) vão para uma esplanada ou para um café "passar o tempo", torna-se mais difícil a rotulagem de solidão. Preconceitos. É da competência das Câmaras Municipais acabar com o triste espectáculo da multiplicação dos cemitérios de carros, obrigando os responsáveis à respectiva remoção.
É da competência das Câmaras Municipais acabar com o triste espectáculo da multiplicação dos cemitérios de carros, obrigando os responsáveis à respectiva remoção. Vai começar em breve a edificação deste parque eólico, em cujo empreendimento/sociedade gestora a Câmara de Resende terá uma participação de 15%. O projecto representa um investimento de 35 milhões de euros, prevendo-se a sua conclusão para 2008.
 Vai começar em breve a edificação deste parque eólico, em cujo empreendimento/sociedade gestora a Câmara de Resende terá uma participação de 15%. O projecto representa um investimento de 35 milhões de euros, prevendo-se a sua conclusão para 2008.  
  Vindos  de S. Cristóvão, à entrada de Feirão, deparamos com este e outros montes de entulho. Logo a seguir, à direita, na encosta, vê-se uma casa acabada de construir e uma outra ainda em fase de construção.
Vindos  de S. Cristóvão, à entrada de Feirão, deparamos com este e outros montes de entulho. Logo a seguir, à direita, na encosta, vê-se uma casa acabada de construir e uma outra ainda em fase de construção. O Rotary Club de Resende homenageou, no passado dia 31 de Outubro, o Mestre Joaquim Alvelos, que faleceu com 85 anos, em Dezembro do ano passado (link).
 O Rotary Club de Resende homenageou, no passado dia 31 de Outubro, o Mestre Joaquim Alvelos, que faleceu com 85 anos, em Dezembro do ano passado (link).  O Outono tem funcionado para muita gente como uma estação do cair da folha, do início do frio e de alguma melancolia.
 O Outono tem funcionado para muita gente como uma estação do cair da folha, do início do frio e de alguma melancolia.  A minha relação com os mortos foi em criança quase "eu cá tu lá", ou seja, foi algo natural, frequente e familiar. Tudo se conjugava para isso. A mortalidade infantil era muito elevada, havendo muitas famílias com três ou mais "anjinhos". E a esperança de vida para os "sobreviventes" rondava os 60 anos, não sendo a morte "fintada" através de meios técnicos ou científicos ou retardada artificialmente. Quando uma pessoa era atingida por um "malzinho", recebia a extrema-unção, finando-se em paz, passados poucos dias.
 A minha relação com os mortos foi em criança quase "eu cá tu lá", ou seja, foi algo natural, frequente e familiar. Tudo se conjugava para isso. A mortalidade infantil era muito elevada, havendo muitas famílias com três ou mais "anjinhos". E a esperança de vida para os "sobreviventes" rondava os 60 anos, não sendo a morte "fintada" através de meios técnicos ou científicos ou retardada artificialmente. Quando uma pessoa era atingida por um "malzinho", recebia a extrema-unção, finando-se em paz, passados poucos dias. Organizado pela Junta da freguesia de Paus e junto à sede da mesma,  decorreu, na tarde de ontem,   um convívio, onde não faltaram as castanhas, as febras e as sardinhas e, claro, a boa pinga. Foi um pretexto para as pessoas de Paus e alguns amigos de outras freguesias se encontrarem e fortalecerem as suas amizades.
Organizado pela Junta da freguesia de Paus e junto à sede da mesma,  decorreu, na tarde de ontem,   um convívio, onde não faltaram as castanhas, as febras e as sardinhas e, claro, a boa pinga. Foi um pretexto para as pessoas de Paus e alguns amigos de outras freguesias se encontrarem e fortalecerem as suas amizades. Em Agosto e Setembro, estive várias vezes em Porto de Rei, onde pude desfrutar do ambiente e dos vários equipamentos de lazer ali existentes. Vi várias pessoas a tomar banho, descontraidamente, nas águas do rio, sem se aperceberem que, ali bem perto, ia "desaguar" uma conduta/cano de esgotos.
 Em Agosto e Setembro, estive várias vezes em Porto de Rei, onde pude desfrutar do ambiente e dos vários equipamentos de lazer ali existentes. Vi várias pessoas a tomar banho, descontraidamente, nas águas do rio, sem se aperceberem que, ali bem perto, ia "desaguar" uma conduta/cano de esgotos. Na estrada Massorra/Quinta do Bairro, está a nascer mais um cemitério de carros.
 Na estrada Massorra/Quinta do Bairro, está a nascer mais um cemitério de carros. À entrada de Feirão, dissimulado por um taipal, permanece um já muito antigo cemitério de carros e outros entulhos. O taipal, colocado há cerca de um ano, que parecia provisório até à remoção dos escombros, não há maneira de ser retirado com tudo o resto.
 À entrada de Feirão, dissimulado por um taipal, permanece um já muito antigo cemitério de carros e outros entulhos. O taipal, colocado há cerca de um ano, que parecia provisório até à remoção dos escombros, não há maneira de ser retirado com tudo o resto. Em pleno serra de Montemuro, na berma da estrada junto à Panchorra, os entulhos da construção civil vão aqui "desaguar".
 Em pleno serra de Montemuro, na berma da estrada junto à Panchorra, os entulhos da construção civil vão aqui "desaguar". Retornamos a determinados sítios, não por nostalgia, mas porque têm o condão de refazer memórias, de permitir percepcionar os percursos da vida e de nos apaziguar (num mundo agressivo).
 Retornamos a determinados sítios, não por nostalgia, mas porque têm o condão de refazer memórias, de permitir percepcionar os percursos da vida e de nos apaziguar (num mundo agressivo). A escola de música do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade apresentou-se com 11 elementos, brindando os presentes com peças de música tradicional e pop/rock.
A escola de música do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade apresentou-se com 11 elementos, brindando os presentes com peças de música tradicional e pop/rock. A escola de música MUSIJOVEM da Irmandade de S. Frrancisco Xavier apresentou-se também com 11 elementos, oito dos quais tocando instrumentos de corda, em que sobressaíam quatro violinos.
 A escola de música MUSIJOVEM da Irmandade de S. Frrancisco Xavier apresentou-se também com 11 elementos, oito dos quais tocando instrumentos de corda, em que sobressaíam quatro violinos. Por último, actuou a escola de música da banda de S. Cipriano "A Velha", constituída por 26 jovens, com uma variedade de instrumentos similar a uma banda filarmónica.
 Por último, actuou a escola de música da banda de S. Cipriano "A Velha", constituída por 26 jovens, com uma variedade de instrumentos similar a uma banda filarmónica.A minha sensibilidade musical (não muito apurada) identificou-se mais com a actuação deste grupo.
 Após as festas da Labareda, que terminaram com muita chuva, era visível o "caos" e o desarrumo hoje, de manhã, no largo da feira e arredores. Fui encontrar os vendedores em trabalhos de desmontagem, queixando-se, resignados, que, devido ao estado do tempo, o negócio não tinha corrido bem.
 Após as festas da Labareda, que terminaram com muita chuva, era visível o "caos" e o desarrumo hoje, de manhã, no largo da feira e arredores. Fui encontrar os vendedores em trabalhos de desmontagem, queixando-se, resignados, que, devido ao estado do tempo, o negócio não tinha corrido bem.  Em boa hora, foi recuperado este espaço, que pode, assim, ser fruído pela população nos seus tempos livres, sobretudo em dias de maior calor.
 Em boa hora, foi recuperado este espaço, que pode, assim, ser fruído pela população nos seus tempos livres, sobretudo em dias de maior calor.