Na semana passada, fui a algumas escolas do 1.º ciclo, muito próximas de Viseu. Escolas com muitas crianças, felizmente. E com uma característica comum: aumento de alunos com hiperactividade.
In illo tempore, havia três inibidores da hiperactividade: i) o longo percurso a pé de casa à escola, com o consequente desgaste de energias; ii) a autoridade inquestionável dos professores e iii) as refregas nos recreios. Os problemas disciplinares eram inexistentes. As aulas e as aprendizagens eram moduladas pela presença da palmatória.
Tempos passados em escolas já fechadas. Cujas memórias foram vandalizadas (algumas), como a das Lajes, retratada aqui. Espera-se que a documentação das recentemente encerradas, no concelho, seja devidamente tratada e arquivada. E que desliguem a luz, pois , segundo parece, ainda não foram dadas ordens à EDP para o fazer.
In illo tempore, havia três inibidores da hiperactividade: i) o longo percurso a pé de casa à escola, com o consequente desgaste de energias; ii) a autoridade inquestionável dos professores e iii) as refregas nos recreios. Os problemas disciplinares eram inexistentes. As aulas e as aprendizagens eram moduladas pela presença da palmatória.
Tempos passados em escolas já fechadas. Cujas memórias foram vandalizadas (algumas), como a das Lajes, retratada aqui. Espera-se que a documentação das recentemente encerradas, no concelho, seja devidamente tratada e arquivada. E que desliguem a luz, pois , segundo parece, ainda não foram dadas ordens à EDP para o fazer.