sábado, outubro 22, 2011

Secundária de Resende em Copenhaga*

De 3 a 7 de Outubro, um grupo de professores e alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz, de Resende, participaram no 3.º Encontro do Projeto PYSA, realizado na cidade de Copenhaga, na Dinamarca, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da Agência Nacional PROALV. Este projeto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência com o montante de 22.000 euros. Do grupo que viajou até à Dinamarca fizeram parte os professores António Miranda de Carvalho, Dionísio Ferreira e Sérgio Sousa, acompanhados por cinco alunos.
O primeiro dia foi ocupado com a longa viagem até Copenhaga e com a acomodação da comitiva num albergue.
O segundo dia iniciou-se com uma caminha de 35 minuto do albergue até à escola anfitriã. Seguiram-se as boas vindas por parte do Diretor dinamarquês às delegações dos oito países visitantes (Áustria, Espanha, Itália, Roménia, Bulgária, Grécia, Portugal e Turquia) e a apresentação de uma dança por parte de um grupo de alunos da escola local. A interação entre as representações dos vários países continuou aquando do almoço, que se realizou ao ar livre, no recinto escolar. Da parte de tarde, realizou-se um “tour” a pé pelas principais ruas de Copenhaga. Foi então possível observar, entre outros pontos turísticos da cidade, o Amalienborg Palace, onde reside a Rainha; o Christiansborg Palace, que abriga o Parlamento dinamarquês, o Supremo Tribunal e o Ministério de Estado; o Rosenborg Castle, que hoje é um museu, exibindo 400 anos de história real; por fim, a Pequena Sereia, uma estátua encantadora que proporciona um contraste suave com a monumental Opera House no lado oposto do porto. No final do dia, houve ainda tempo para as delegações realizarem um cruzeiro pelos canais da cidade.
O terceiro dia foi dedicado às apresentações de trabalhos por parte das delegações da Itália e da Bulgária. Durante a manhã, determinaram-se também as datas do 4.º meeting, que irá ocorrer na Áustria em Abril de 2012. A parte de tarde foi dedicada à realização de atividades físicas ao ar livre e em recinto fechado, tendo a organização local optado por inserir as várias comitivas em dois grandes grupos, o masculino e o feminino. À noite, os professores de todas as delegações realizaram um jantar convívio, o mesmo acontecendo num outro local com os alunos.
No quarto dia, logo ao início da manhã, os professores organizadores da escola anfitriã, dividiram as delegações em vários grupos e encaminharam-nos para a observação de aulas de diferentes disciplinas. De seguida, ocorreram as apresentações de trabalhos de Portugal e de Espanha. A apresentação da escola portuguesa, subordinada ao tema “Canoagem”, foi realizada pelo aluno Manuel Veloso. Esta apresentação foi considerada excelente por parte das delegações presentes. Da parte de tarde, foram realizadas atividades de “bodystorming” por parte dos alunos de todas as delegações, orientados por uma professora dinamarquesa. À noite, foi realizado um “barbecue” para professores e alunos na cantina da escola. As várias delegações foram ainda brindadas com uma atuação de música pop/ rock de uma banda de alunos da escola anfitriã.
O último dia foi dedicado à longa viagem de regresso a casa. 
Nota: O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo a Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
*Professor Dionísio Ferreira