terça-feira, outubro 18, 2011

Joaquim Pinto (Pinto's Cabeleireiros) foi distinguido pelo Instituto Luso-Árabe para a Cooperação com a Medalha de Mérito da Cooperação

Pelo apoio prestado à actividade do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação e pelo elevado apreço registado por numerosos diplomatas árabes, contribuindo assim para o reforço da cooperação entre Portugal e os Países Árabes, este Instituto, por deliberação unânime do seu Conselho Directivo,  distinguiu Joaquim Pinto com a Medalha de Mérito da Cooperação.
A entrega do Diploma e Medalha decorreu  num jantar de homenagem, no Grémio Literário, que teve lugar  no passado dia 13 de Outubro. Foi um evento que se revestiu de grande significado, pelos pergaminhos histórico-culturais  do local escolhido e pela envolvência afectiva que caracterizou este acto. Estiveram presentes os elementos da  família mais próxima do homenageado e  vários amigos, de entre os quais alguns  de Resende, e muitos sócios do Instituto Luso-Árabe. Como referiu o respectivo Presidente do Conselho Directivo, Dr. Manuel Augusto Pechirra, com a atribuição desta alta distinção,  Joaquim Pinto junta-se assim a uma plêiade de personalidades portuguesas e árabes, entre as quais se incluem Chefes de Estado e de Governo de países do Magrebe, Presidentes de Parlamentos, Ministros, S.A.R. o Príncipe Khalid Al-Faisal Bin Abdel Aziz Al Saud,  filho do Rei Faisal da Arábia Saudita,  e o Director-Geral da ALECSO (Arab League Educational, Cultural and Scientific Organization). Destacou  o apreço de todas as pessoas que têm o privilégio de conviver com o homenageado, entre as quais numerosos membros do Corpo Diplomático árabe,  e a longa ligação de amizade entre ambos. "Pessoalmente, tenho a honra e o prazer de ser seu amigo há quase 40 anos", disse.
Joaquim Pinto agradeceu de forma sentida esta distinção, tendo-a dedicado à família, mas fazendo questão  de referir que a compartilhava com os seus conterrâneos e amigos de Resende, aqui representados por João Nuno Magalhães, Vítor Borges e Marinho Borges,  e com todos os outros amigos, aqui especialmente representados pelos irmãos  José Soares d'Almeida Ribeiro e Carlos Soares d'Almeida Ribeiro.