quarta-feira, março 30, 2011

Rotary Club de Resende homenageou o Dr. Albino Brito de Matos

A cerimónia decorreu no âmbito de um jantar, que teve lugar no passado dia 18 de Março.
O Dr. Albino Brito de Matos exerceu a actividade de  advogado entre 1958 e 1977, foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de 1981 a 1993 e destacou-se,  sobretudo,  como presidente da Câmara, ao longo de 25 anos, de 1976 a 2001.
Foi um reconhecimento merecido num  percurso sem vaidades. À frente dos destinos do município, foram construídos,  com dinheiros camarários ou  sob o seu impulso e influência,  entre outras obras e melhoramente,  as muitas estradas,  a ligar os lugares mais recônditos, a piscina municipal, ampliação do edifício camarário,  jardins de infância, escolas primárias, fontanários, sedes de junta de freguesia e vários equipamentos culturais e sociais. E, sobretudo, bateu-se afincadamente para que a ponte da Ermida, uma obra estruturante para Resende,  fosse uma realidade.
O seu longo consulado permitiu que  à sua sombra fosse sendo construída uma teia de interesses egoístas. Por isso, foi pena que não se tivesse apeado mais cedo do poder.  O slogan da sua campanha das autárquicas de 1997 “Resende vai mudar” já era um prenúncio de desgaste  e descolagem da realidade, vindo de um candidato que estava à frente do município desde 1976. Depois, em 2001, aconteceu o que se sabe.
Conheci pessoalmente o Dr. Brito de Matos há apenas 4 anos. Vi nele uma pessoa reconfortada com a obra feita, movida por um grande amor à sua terra e ao concelho. Imagino que tenha há muito concluído que em política a memória é curta e muita selectiva e a gratidão inexistente.