domingo, fevereiro 10, 2008

Festa do Seminário de Resende (1)

O programa começou com uma reunião/acolhimento aos pais dos seminaristas. As pessoas que iam chegando eram atendidos, junto à entrada do campo de futebol, por um grupo de jovens seminaristas, todos de fato e gravata, os quais prestavam todas as informações e apoio no arrumo e estacionamento das viaturas.
A conferência a cargo de D. Manuel Felício, natural do concelho de Castro Daire e Bispo da Guarda, cuja apresentação coube ao P. Marcos Alvim, começou cerca das 11h. Sob o tema Per Maria Ad Iesum , foi uma conferência densa, embora o orador procurasse que a mensagem fosse compreensível. Houve duas afirmações que retive. "Maria foi quem melhor perscrutou os desígnios insondáveis do mistério de Deus. Por isso, é um modelo próximo que encaminha para o único mediador, que é Cristo". A outra ideia foi uma chamada de atenção para o direito inalienável da manifestação pública da fé e da religião, que "não podem ser reduzidas a uma questão privada e do foro íntimo". Afrontar este direito é afrontar a identidade da pessoa, pois as convicções não são susceptíveis de separação em manifestações internas e externas, afirmou.
A mesa integrava o nosso Bispo, D. Jacinto Tomás, o Vice-Reitor, P. Paulo Jorge e o Presidente da Câmara, Eng. António Borges. Entre a assistência, encontravam-se muitos pais, sacerdotes, o Vice-Presidente da Câmara, António Silvano, a Vereadora da Cultura, Prof. Dulce Pereira, o Presidente da ASEL (Assc. Antigos Alunos dos Seminários de Lamego), Cândido Teixeira, e o Bispo Emérito de Bragança e Miranda, D. António Rafael, natural da Diocese de Lamego.