terça-feira, fevereiro 26, 2008

"Douro: Memória das Caldas de Aregos" na FNAC

Eram 19h15 de sábado e chovia, ou melhor, chuviscava na zona da Batalha/Santa Catarina. Uma chuvinha que serenava os espíritos e dava as boas vindas a uma noite tranquila. Na rua as pessoas passavam despreocupadas. Algumas com destino à FNAC. Foi o meu caso. À entrada, já lá estava muita da nossa gente. Vinda de Resende e vinda da zona do Porto. Adivinhava-se pelo falar e pelas cumplicidades. O objectivo era comum: participar na sessão de apresentação/promoção do Douro: Memórias das Caldas de Aregos. Era a primeira vez que um livro sobre o nosso concelho utilizava o meio privilegiado e o prestígio da FNAC para se projectar a nível nacional.
A sessão decorreu no mini-auditório do bar da FNAC para se poder degustar o vinho do Porto e os 5kg da cava
cas de Resende que aqui tinham aportado. A Sra. Vereadora da Cultura, Dulce Pereira, fez as honras da Câmara Municipal de Resende, a Dra. Liliana Pacheco representou a Papiro Editora e o Dr. Paulo Sequeira apresentou o livro em nome dos autores. Caldas de Aregos foi fadada pelas águas admiráveis do Douro e pelas águas cálidas das termas. Paulo Sequeira e Pedro Ferreira cresceram com as memórias de um tempo áureo desta terra. Foram em busca dos seus registos. E encontraram-nos em forma de postais ilustrados e nas prosas de jornais. E disto fizeram um livro magnífico.
Que deliciaram as muitas pessoas que participaram nesta apresentação. E se puderam entregar à embriaguez dos sentidos : folhear e admirar a arte de um livro, beber um Porto e saborear a doçura de uma cavaca de Resende.
A satisfação fora muito. O nosso concelho tinha marcado a agenda cultural desse fim de semana do Porto. Em festa. Na festa da cultura.
A partir de agora, poderemos encontrar o livro n
a FNAC, na Bertrand e nas livrarias de referência de todo o país. Em Resende, já se encontra à venda na papelaria Lina & Couto.