domingo, outubro 09, 2005

Resende no encerramento das comemorações dos 75 anos da Sociedade Missionária da Boa Nova

Terminaram hoje, em Cernache do Bonjardim (Sertã), as comemorações dos 75 anos da fundação da Sociedade Missionária da Boa Nova. Esta instituição, destinada à missionação, é formada por padres e leigos, tendo sido fundada por PioXI, a pedido dos bispos portugueses. Estiveram presentes o P. José Tomás Borges, o subscritor desta página e familiares.
De Paus, são membros o referido P. José Tomás Borges, que integrou a sua Direcção Geral e esteve vários anos em Moçambique, e o P. Anselmo Borges, autor de vários livros e actualmente docente da Universidade de Coimbra. Frequentaram também os seus seminários o Dr. Vítor Borges, insigne advogado em Lisboa, o subscritor desta página e Alípio Paulino, homem de grande curiosidade intelectual. O responsável por estes "recrutamentos" foi o saudoso Ir. José Ribeiro, que gozava de muita simpatia em Paus.
É hora de agradecer. Os seminários foram as instituições que mais fizeram pela promoção social e intelectual das crianças e jovens das zonas mais desfavorecidas. Em vez de "Manhãs Submersas", pelas portas que abriram, proporcionaram antes "Manhãs de Esperança".