sábado, outubro 08, 2005

Recuperação da velha estação de Porto de Rei

Foi com satisfação que recebi a notícia que a estação e zona envolvente de Porto de Rei vão ser recuperadas pela Câmara Municipal de Mesão Frio. O projecto irá respeitar a traça antiga deste equipamento do século XIX. Irão ser utilizados o granito, a madeira, o vidro e o xisto.
O edifício da estação será transformado em posto de turismo de acolhimento e, numa das suas dependências, funcionará uma cozinha tradicional duriense. Um armazém, situado nas proximidades, depois de reconstruído, irá servir de abrigo a embarcações e actividades náuticas desportivas. Este equipamento multifuncional poderá acolher eventos sociais, colóquios, acções de formação e acontecimentos gastronómicos.
Ainda bem que este património, que muito "diz" a várias gerações de resendenses, vai ser reabilitado. Foi por aqui, depois de chamarmos o barqueiro para nos transportar para a margem direita, que tivemos acesso à globalização então possível.
Importa, tal como em Resende, com o celeiro e a antiga cadeia, agora recuperados e requalificados, dinamizar estas estruturas, atraindo visitantes e clientes, criando riqueza e fixando gente.