quinta-feira, outubro 13, 2005

De Resende para Resende

A existência deste blogue (pausresende.blogspost.com) e do blogue (resende.blogspot.com) permitiu o encontro das nossas terras com o mesmo nome, originando o envio desta informação, via e-mai.

"Caro Octacílio:


Parabéns pelo seu blogue, que só engrandece a "nossa" Resende. É com enorme prazer que lhe remeto algumas informações desta Resende, onde nasci.
É uma pequena vila, sede do concelho do mesmo nome, que abarca 15 freguesias, e cuja população é de cerca de 12.500 pessoas. Fica situada no norte de Portugal, na margem sul do rio Douro, constituindo porta de entrada na Região do Vinho do Douro, a região demarcada de vinhos mais antiga do mundo, presentemente património mundial, e onde nasce o conceituado vinho do Porto.
É uma região muito bonita, com paisagens deslumbrantes, onde sobressaem encostas de vinhedos, vales e montanhas imponentes. Produz muita cereja. As cerejeiras em flor constituem um espectáculo inesquecível. Orgulhamo-nos de ter três igrejas de estilo românico, consideradas monumentos nacionais, cuja construção remonta ao início da nacionalidade. São também motivo de referência as águas termais do nosso concelho, situadas na localidade de Caldas de Aregos, muito procuradas para debelar ou diminuir os efeitos de certas doenças ou problemsas de saúde.
Resende está ligada à sua homónima brasileira, porque, tanto quanto eu sei, o nome da cidade e da respectiva Prefeitura Municipal pretende homenagear o 2.º conde de Resende, D. José Luís de Castro, 13.º vice-rei do Brasil. Por isso, esse gesto é para nós resendenses motivo de gratidão, que nos engrandece.
Espero que esta ligação histórica faça aproximar os dois municípios irmãos.
Resende está muito ligado ao grande escritor Eça de Queiroz, pois o mesmo casou com D. Emília de Castro Pamplona, irmão do conde de Resende. Alguns aspectos e situações do nosso concelho encontram-se caracterizados em alguns dos seus romances.
Logo que tenha oportunidade, enviar-lhe-ei alguns postais da zona.
Para mais informações, sugiro que consulte o sítio www.cm-resende.pt

Um abraço amigo de

Marinho Borges"