terça-feira, outubro 25, 2005

Oportunidade para as escolas de Resende na área cultural

Foi assinado pelas Sras. Ministras da Educação e da Cultura, em 12.10.2005, um despacho que aprova o programa de promoção de projectos educativos na área cultural.
Os destinatários são, na área da educação, escolas/agrupamentos de escolas e, na área da cultura, museus, monumentos, sítios arqueológicos e equipamentos culturais, entre outros. Para o efeito, entidades de cada uma das áreas poderão apresentar, em parceria, projectos que tenham como objectivo desenvolver acções de sensibilização para a preservação e valorização do património cultural, proporcionem conhecimento e exploração da pré-história locais/regionais, resultem na elaboração e feitura de maletas pedagógicas e diaporamas, direccionadas a públicos específicos e promovam e facilitem o acolhimento de públicos assim como a comunicação e divulgação de equipamentos culturais. Câmaras municipais, juntas de freguesia e associações poderão integrar estas parcerias a apresentar aos serviços dos ministérios da educação e cultura.
Temos no concelho três monumentos nacionais (igrejas românicas de Barrô, S. Martinho de Mouros e Cárquere) que se encaixam nos objectivos deste programa governamental.
Resende, a começar pelas crianças e jovens, tem de conhecer e fruir o seu património cultural, convertendo-o num móbil de atracção de turismo.