segunda-feira, outubro 04, 2010

Livros comemoram Centenário da República na Escola Secundária D. Egas Moniz-Resende*

  “Manuais escolares: da Monarquia à República” é o tema da exposição que decorre na Biblioteca da Escola Secundária Dom Egas Moniz – Resende, de 4 a 8 de Outubro, uma iniciativa do grupo de História (400), do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, no âmbito da Comemoração da Implantação da República em Portugal.
 Os livros são provenientes da colecção particular de Jorge Saraiva, detentor de uma das maiores colecções nacionais de manuais escolares que percorreram gerações, desde o século XVIII até ao fim da ditadura salazarista. Recorde-se que este espólio esteve exposto na Faculdade de Psicologia do Porto, Museu Militar (Porto), Biblioteca Municipal de Matosinhos, Junta de Freguesia de Custóias (Matosinhos), Jardim Abade de Baçal (Bragança) e Câmara Municipal de Resende.
Será, também, distribuído pela comunidade escolar um panfleto alusivo às comemorações da Implantação da República, enquanto que os alunos do 9.º ano realizarão trabalhos sobre a temática na disciplina de História.
2010 é tempo de recordar e festejar a República, proclamada há 100 anos, em 5 de Outubro de 1910. Com esta iniciativa pretende-se comemorar um momento importante da história nacional, que marcou profundamente a sociedade, as instituições e valorização da nossa cultura histórica, a assunção de uma maior consciência e responsabilidade patrimonial, o aprofundamento de uma cultura humanista e universal, bem como a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
*Apontamento da autoria de Paulo Sequeira, docente desta Escola