sexta-feira, novembro 30, 2007
Noite de amanhã com animação sócio-cultural
quarta-feira, novembro 28, 2007
Novo livro de Anselmo Borges

Escreve todos os sábados no Diário de Notícias um artigo, muito apreciado, sobre temas religiosos.
A propósito, o insuspeito Baptista Bastos escreve numa das suas crónicas no Jornal de Negócios (link) o seguinte sobre este nosso conterrâneo e o livro recém-publicado:
O padre Anselmo Borges escreve, aos sábados, no “Diário de Notícias”. É um dos poucos que resgatam a abulia portuguesa, interpelando-nos, interrogando-nos para se perguntar a ele próprio. Leio-o, nos jornais e nos livros, sempre com agrado, sempre com ele aprendendo o significado das coisas. Como já o disse, nesta coluna, o padre Anselmo Borges, através da teologia, procura a humanidade de Cristo, associando-a (ou tentando associá-la) à Sua divindade. A editora Campo das Letras, com sede no Porto, tem publicado, periodicamente, em volume, as reflexões deste homem da Igreja, simultaneamente professor de filosofia e espírito superior porque aberto a todas as curiosidades e conhecimentos. É por isso, meu Dilecto, que insistentemente lhe aconselho a leitura de “Deus no Século XXI e o Futuro do Cristianismo”, daquela editora. Um livro coordenado por Anselmo Borges, com textos de Adriano Moreira, Alexandre Castro Caldas, Andrés Torres Queiruga, Frei Bento Domingues, Daniel Serrão, Edward Schillebeeckx, Enrique Dussel, Fernando Regateiro, João Maria André, Joaquim Fernandes, Johann Baptist Metz, José Maria Mardones, Juan Martín Velasco, Juan Maia Clavel, Manuel Pinto, Rui Coelho, Teresa Martinho Toldy. Um livro absolutamente fundamental: para ler, reler, meditar e consultar. No-lo diz que a discórdia é benfazeja. No-lo ensina que devemos dar a cara, o nome e a honra pelas nossas convicções, e escarmentar a covardia dos anónimos.
terça-feira, novembro 27, 2007
Cavacas de Resende
segunda-feira, novembro 26, 2007
sábado, novembro 24, 2007
"O diálogo ciência-religião"
Este é um excerto do artigo de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.
Detido suspeito de ter fabricado bomba
|
sexta-feira, novembro 23, 2007
Magusto em Felgueiras
(Do "Frente a Tormes", linkado aqui ao lado)
quinta-feira, novembro 22, 2007
Sindicato refere falta de pessoal auxiliar no Agrupamento de Escolas de Resende
quarta-feira, novembro 21, 2007
Futsal de S. Martinho de Mouros em grande
terça-feira, novembro 20, 2007
Clube Náutico de Caldas de Aregos*
O Clube Náutico de Caldas de Aregos foi fundado em Julho de 1981 sob a designação de “Amadores de Pesca e Caça”, tendo como horizonte o desenvolvimento destas actividades específicas e tradicionais, embora os seus estatutos dessem abertura a outras modalidades desportivas e de lazer. Passados cerca de dez anos, entrou numa espécie de crise de identidade, por, entretanto, se terem criado no concelho outras colectividades com objectivos semelhantes, tendo atravessado um período de alguma apatia. A partir de
Com estas mudanças e a eleição de uma nova direcção em Janeiro de 1998, tendo como presidente Rogério Ferreira, que viria a ocupar este cargo durante três mandatos, dá-se um salto qualitativo na vida desta colectividade. As actividades são efectivamente estruturadas e orientadas para os desportos náuticos e a animação cultural, tendo-se registado uma grande correspondência e adesão por parte dos mais jovens. É esta a filosofia que perdura.
Vela
As actividades com embarcações de vela têm uma longa tradição na colectividade. Dando continuidade a uma iniciativa dos “Amadores de Pesca e Caça”, realizaram-se até 2003 dezassete regatas, denominadas “Regatas Varanda do Douro”, que tiveram anualmente a adesão de dezenas de clubes, tendo constituído uma oportunidade para dar a conhecer aos inúmeros participantes as condições da albufeira e as potencialidades do nosso concelho.
Filiado na Associação Regional de Vela do Norte, o Clube Náutico continua a privilegiar a prática desta modalidade desportiva, dispondo para isso de sete embarcações para iniciados e de duas para os mais experientes.
É um privilégio a nossa albufeira dispor deste desporto, pois a vela desenrola-se sobretudo no mar, onde há melhores condições naturais para a prática desta modalidade. Logo que terminem as obras em curso, O Clube Náutico espera retomar a organização das “Regatas Varanda do Douro”.
Remo
A realização da XIX edição da Taça de Portugal de Remo no Cais Fluvial de Caldas de Aregos, em 10 de Junho do ano passado, numa organização conjunta da Câmara Municipal, Federação Portuguesa de Remo e Clube Náutico local, além de ter constituído um sucesso desportivo e um grande evento concelhio, consolidou a continuação de parcerias para a reedição deste evento em Caldas de Aregos e deu um impulso para aqui criar uma secção desta modalidade.
Na véspera do evento, a Federação Portuguesa de Remo disponibilizou sete ergómetros (aparelhos simuladores do esforço muscular), tendo os interessados podido experimentar os mecanismos e exigências deste desporto no Largo da Feira. Também nesse dia, decorreu uma acção de formação para 20 jovens sob a orientação de técnicos do Clube Naval Infante D. Henrique (Valbom/Gondomar). Para continuação da formação e treino foram disponibilizadas por empréstimo duas embarcações de iniciação (“boti-botas”) e dois ergómetros. Para breve está prevista a formação de monitores locais que, por sua vez, irão garantir a aprendizagem aos interessados, ajudando a implantar a modalidade no nosso concelho.
O Clube Náutico de Caldas de Aregos, filiado na Federação Portuguesa de Canoagem, tem disponível uma dúzia de canoas, de várias dimensões, dependentes do número de utilizadores (de um até quatro).
Aos iniciados o clube oferece formação básica de canoagem e noções de segurança. As actividades desenrolam-se ao largo do cais, havendo sempre um monitor/jovem do programa OTL por perto. Aos mais experientes é oferecida a possibilidade da exploração do rio Douro no quadro da modalidade lazer/turismo. O grande objectivo é desenvolver hábitos saudáveis na população, retirando vantagens para o bem estar físico e psíquico enquanto desenvolvem o conhecimento da natureza e contactam com a beleza da zona ribeirinha.
No verão passado, o Clube Náutico disponibilizou actividades de canoagem a cerca de 300 pessoas, de entre sócios, utilizadores de equipamentos hoteleiros e outros veraneantes.
Começou por ser uma modalidade exclusivamente de praia, fomentada através de torneios, que se continuam a realizar em Agosto na praia fluvial de Caldas de Aregos, com a adesão de numerosas equipas e com grande afluência de público. A popularidade e desenvolvimento desta modalidade devem-se essencialmente ao dinamismo e entusiasmo de Fernando Almeida, professor de matemática na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Resende, actual presidente da direcção do Clube Náutico e vice-presidente da Associação de Voleibol de Viseu.
A partir do 1.º torneio de voleibol de praia, realizado em 1997, deu-se o salto para a formação de uma equipa na modalidade de prática em pavilhão, que já disputou vários torneios regionais e campeonato da 3.ª divisão nacional. Actualmente, o plantel de voleibol sénior é constituído por dez elementos.
O Clube Náutico de Caldas de Aregos está empenhado em levar a prática de voleibol ao maior número possível de crianças e jovens do concelho. Por isso, tem sido o grande promotor do projecto Gira-Volei no meio escolar. Esta actividade desportiva, promovida e dinamizada pela Federação Portuguesa de Voleibol desde 1998, destina-se a praticantes dos 8 aos 15 anos. Tem a vantagem de se poder desenvolver com equipas de 2 elementos, possuindo regras simplificadas e outras condições que facilitam o primeiro contacto com a modalidade. Este projecto é implementado em escolas, ATL’s e outras unidades sócio-educativas através da constituição de centros que têm o apoio da Federação, materializado na oferta de material (rede, postes e bola) e de um kit (mochila, t-shirt e calções) para cada um dos aderentes. Contudo, a sua concretização só é possível através da acção de dinamizadores/clubes/associações que fazem um trabalho de sapa, em parceria com escolas e autarquias, dando formação e estabelecendo-se como interlocutores da Federação. Em Resende, Fernando Almeida é o grande dinamizador e responsável por esta iniciativa, funcionando o Clube Náutico também como um centro
Este projecto envolve actualmente, em todo o país, cerca de 1.500 centros, permitindo encontros-convívio, encontros concelhios e regionais e uma final nacional. O nosso concelho, com tradição e pergaminhos na modalidade, em que se consagraram vários campeões, tem actualmente 8 centros.
O Clube Náutico tem feito uma aposta forte em actividades culturais. Já realizou várias exposições (de postais antigos relacionados com Caldas de Aregos, pintura, fotografia e barcos rabelos/miniaturas). Dando continuidade ao interesse suscitado pelos postais antigos, cuja maior colecção pertence a Jorge Saraiva, dois elementos do Clube (Paulo Sequeira e Pedro Ferreira) têm em mãos o projecto de compilar em livro todos os postais que foram capazes de reunir sobre Caldas de Aregos desde o início do século passado até aos anos oitenta. Até agora, conseguiram a proeza de juntar cerca de 120 postais, que são uma verdadeira surpresa e uma história viva de Caldas de Aregos. A edição do livro (sob o título Douro: Memórias de Caldas de Aregos), cuja publicação está para breve, tem o apoio do Programa Leader + e da Cooperativa Dolmen.
Além de outras iniciativas, o Clube Náutico tem também no seu horizonte efectuar o levantamento, o estudo e a valorização de percursos pedestres no concelho. Mas, após a sua certificação pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, terão de ficar garantidas as respectivas marcações/sinalizações e limpezas, o que pressupõe um trabalho de parceria com a Câmara e Juntas de Freguesia, não se tendo ainda procedido aos contactos necessários para saber da sua exequibilidade. Por ocasião do seu 25.º aniversário, o Clube Náutico realizou com grande sucesso um percurso pedestre ao longo do rio Cabrum, que promete repetir brevemente. Grupos ligados a actividades de pedestrianismo, que se têm deslocado ao nosso concelho, têm ficado encantados com as excelentes condições existentes para a sua prática, lamentando a inexistência de percursos devidamente sinalizados e certificados.
Como se caracteriza o Clube Náutico em termos de sócios?
É uma associação com cerca de 200 sócios, essencialmente jovens, inscrita no RNAJ (Registo Nacional de Associativismo Jovem), podendo assim candidatar-se ao programa de apoio ao associativismo jovem no âmbito do Instituto Português da Juventude. Para que esta situação se mantenha é necessário que 75% dos sócios e dos corpos sociais tenham idades até 30 anos.
Cerca de 35% dos sócios não reside habitualmente no concelho, embora passem cá muitos fins de semana e as férias, sendo muitos deles estudantes.
Há um sócio sénior/fundador que, pela sua dedicação como dirigente e associado, merece um realce especial: o Eng. Adérito Moreira.
Quantas crianças/jovens estão envolvidos no Gira-Volei e Mini-Volei?
Cerca de 150, o que é revelador da forte implantação desta modalidade desportiva junto dos mais novos.
Como vem sendo hábito, actividades de canoagem. Os interessados encontrarão na praia fluvial jovens com formação (do programa OTL) que prestarão a informação e os apoios necessários.
Está também previsto, à semelhança de anos anteriores, um programa de férias “Aregos com Vida”, em Agosto, com a duração de 15 dias, que se destinará à aprendizagem do remo
Está prevista para 1 de Setembro próximo a realização de provas relativas à Taça de Portugal de Jetski/Motas de Água, que será mais um cartaz turístico para o concelho.
O Clube Náutico tem a sede, em instalações alugadas, no antigo café Ramboia, junto ao antigo celeiro (actual Pavilhão Multiusos). Contudo, no Arranjo Urbanístico do Cais Fluvial está prevista a construção para breve de uma sede para o Clube, que disporá de condições adequadas ao desenvolvimento das suas actividades.
E_mail: cncaregos@hotmail.com
Blogue: Caldas de Aregos (http://caldasdearegos.blogspot.com)
*Nota: Este apontamento foi escrito originariamente para o Jornal de Resende (editado em Junho de 2007)
domingo, novembro 18, 2007
Conferência de Anselmo Borges no CRC
Para mais informações, contactar:
CRC - CENTRO DE REFLEXÃO CRISTÃ
Rua Castilho, 61 – 2º Dto. – 1250-068 Lisboa
Tel. 21 386 19 52
Fax 21 386 20 88
E-mail: centroreflexaocrista@oninet.pt
www.centroreflexaocrista.blogspot.com/
sábado, novembro 17, 2007
"A Esperança e a Santa Esperança"
Este é um excerto do artigo de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, novembro 16, 2007
Lamego nas bocas do mundo pelos piores motivos
Gosto muito de Lamego. Lá nasceu o meu pai e lá ainda tenho família. No liceu Latino Coelho fiz o antigo 5.º e 7.º anos. No Santuário da Senhora dos Remédios me casei. Preferia que falassem de Lamego por outros motivos, pois também é terra "nossa".
Gentes de Ribadouro
Pelo contrário, aqui em frente, "a família de Baião", a que pertencia o mordomo-mor Egas Gosendes, seus dois filhos João e Pedro Viegas, e Gomes Nunes de Barbosa, foi das poucas da região que se colocou ao lado de D. Teresa e do galego Fernão Peres de Trava, em desacerto com o rumo inicial da nossa história.
Bem o relembra Eça de Queirós n'"A Ilustre Casa de Ramires", que ando a reler com outros olhos, "...Mas Lopo era bastardo, dessa raça de Baião, inimiga dos Ramires por velhíssimas brigas de terras e precedências desde o conde D. Henrique - ainda assanhadas depois, durante as contendas de D. Tareja e de Afonso Henriques, quando na cúria dos barões, em Guimarães, Mendo de Baião, bandeado com o conde de Trava, e Ramires, "o Cortador", colaço do moço infante, se arrojaram às faces os guantes ferrados".
quarta-feira, novembro 14, 2007
"Quanto Douro conhecemos?"
Informações: R. das Cortes, 2 /5100-101 Lamego ou Espaço Museológico "Casa do Poço" , no Largo da Sé (frente à Catedral de Lamego. E-mail: GERAL@DIOCESE-LAMEGO.PT ou nunoresende@diocese-lamego.pt
terça-feira, novembro 13, 2007
Obras na Capela da Casa de S. José
Em tempo de crise, o apelo à generosidade tem de aumentar. Os donativos podem ser remetidos à Junta de Freguesia de S. João de Fontoura (telef. 254 871 157). Ou entregues directamente ao Secretário da Junta, Sr. Jorge Silvestre Duarte (telef. 91 482 96 79), conhecido comerciante estabelecido em Resende.
segunda-feira, novembro 12, 2007
Nasceu hoje um novo blogue em Resende
domingo, novembro 11, 2007
Magusto do rancho de Paus (1)
Magusto do rancho de Paus (2)
sábado, novembro 10, 2007
Festa de S. Martinho de Mouros
sexta-feira, novembro 09, 2007
Mais magustos
Incêndio
quarta-feira, novembro 07, 2007
Magustos
De chegada

Hoje, logo pela manhã ao sair de casa, fui surpreendido pelo remanso do "Bolinhas", consolando-se ao calor dos primeiros raios de sol. Depois, foi o percurso até Cantim de Cima para o

Esta pacata manhã foi pelo cano de esgoto abaixo ao deparar com este monte de entulho, junto às Porteiras (próximo do cruzamento das estradas da Quintã e de Paus). Quando é que a Câmara Municipal inicia uma ve

segunda-feira, novembro 05, 2007
Resende sem verbas no PIDDAC/2008
Numa conferência de imprensa conjunta, o presidente da Distrital do PSD, José Cesário, e o coordenador dos deputados do partido eleitos por Viseu, Almeida Henriques, lamentaram que, em três anos de governação socialista, o Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) tenha baixado de 125 milhões de euros (em 2005) para 54 milhões de euros em 2008, ou seja, menos 56,5 por cento.
Segundo Almeida Henriques, há mesmo "seis concelhos com dotação zero", nomeadamente Moimenta da Beira, Oliveira de Frades, Penedono, Resende, Tarouca e Vouzela.
Veja aqui o desenvolvimento da notícia.domingo, novembro 04, 2007
"Novas Oportunidades" para obtenção dos 9.º e 12.º ano
O final das missas continua a funcionar como um espaço de serviço público em que se divulgam avisos, notícias e outros assuntos.
De S. Romão para o mundo
A cerimónia decorreu de forma magnífica, tendo sido bem enquadrada esteticamente pela realização da TVI. A igreja de S. Romão, pela sua largueza, também deu uma ajuda.