quinta-feira, março 08, 2007

P. Dr. Joaquim Correia Duarte nomeado para a Academia da História

Este nosso ilustre conterrâneo foi recentemente nomeado membro da Academia Portuguesa da História, após apresentação de candidatura efectuada por alguns membros desta prestigiada instituição, tendo sido "aceite por unanimidade pelos académicos de número". É o reconhecimento social, cultural e científico do seu trabalho na área da história local.
Graças ao labor e investigação persistente do Sr. Dr. Joaquim Correia Duarte, o nosso concelho tem disponível um acervo de dados e informações relevantes sobre as mais diversas áreas, encontrando-se elaborada a sua reconstituição histórica. Socorrendo-se de documentação escrita, análise de objectos antigos e de património arquitectónico, inquirição de pessoas e de outras fontes, foi feita a recuperação da nossa memória e foi dado um contributo importante na consolidação da nossa identidade resendense. Este trabalho está consubstanciado na publicação das seguintes obras: Resende e a sua história (monografia do concelho em 2 vol.), Resende na Idade Média, Resende no século XVIII e Casas e Brasões de Resende.
O Dr. Joaquim Correia Duarte vê esta nomeação "não como um prémio", mas como "um estímulo", tendo declarado à Agência Ecclesia que irá, após um interregno, voltar à investigação, encontrando-se já a pesquisar os foros e costumes de S. Martinho de Mouros. É mais um contributo para o enriquecimento histórico e cultural do nosso concelho, que se espera que continue ainda por muitos anos.
A propósito desta nomeação para a Academia de História, que honra este nosso conterrâneo e todos os resendenses, veja aqui o apontamento da Agência Ecclesia.