quinta-feira, novembro 05, 2009

Livro de Padre José Tomás Borges já vai na 3.ª edição

Um Homem de Deus é uma biografia sobre o Padre Manuel Moreira Campos, que foi durante muitos anos formador e director espiritual dos alunos de Filosofia e Teologia da Sociedade Missionária da Boa Nova, incluindo o Padre José Tomás Borges.
O Padre M. Moreira Campos, nascido a 4 de Agosto de 1911, em Guilhabreu (Vila do Conde), frequentou os seminários da diocese do Porto, tendo sido destacado , ainda como diácono , para colaborar na formação dos alunos da recém-formada Sociedade Missionária. Com a penas 22 anos, em 23 de Dezembro de 1933, foi ordenado sacerdote na Sé Catedral do Porto, aceitando continuar a colaborar na Sociedade Missionária. Assim, no ano lectivo de 1934/35, é o Director Espiritual do Seminário de Tomar e, de 1935 a 1939, exerce idênticas funções no Seminário de Cernache do Bonjardim. De 1939 a 1950, é o Director do Ano de Formação. Em 1940, decide ingressar na Sociedade Missionária. De 1950 a 1969, assume o lugar de Director Espiritual do Seminário de Cucujães. E, finalmente, a partir de 1969, foi nomeado confessor, tendo morrido em 1979.
O Padre José Tomás Borges traça neste livro o perfil deste sacerdote que exerceu grande influência na formação dos membros da Sociedade Missionária e de muitos cristãos. A sua disponibilidade era tal e a fama da sua virtude e competência chegaram tão longe, que vinham pessoas de muitos pontos do país, incluindo Lamego, para se confessarem a ele, na igreja de Cucujães, em Fátima, ou na igreja da sua terra natal.
O livro inclui testemunhos de várias pessoas que com ele conviveram, como dois padres italianos, várias freiras, o P. Lino Maia (Presidente da CNIS) e um bispo. O P. Lino Maia refere: "Penso que nós precisamos de modelos que nos ajudem a nortear o nosso caminho: o P. Manuel Campos foi um desses modelos".
Refira-se que o autor deste livro é natural de Paus, onde vem frequentemente e onde habitualmente passa férias, tendo sido durante muitos anos missionário em Moçambique. Presentemente é formador no Seminário da Boa Nova, em Valadares (Vila Nova de Gaia).
O livro custa apenas três euros e pode ser pedido à Editorial Missões (Apartado 40, 3721-908 Vila de Cucujães), telef. 256 899 170 e 256 899 350