segunda-feira, junho 09, 2008

"Casas e Brasões de Resende" em livro apresentado no sábado

Já passava das 22h, quando entrei no Auditório Municipal. As pessoas, em número considerável, conversavam animadamente, talvez embaladas pela prestação convincente do jogo Portugal-Turquia, que terminara há pouco. O Dr. Joaquim Correia Duarte estava numa azáfama autografando a obra para os vários interessados (antecipando "trabalho").
Um duo de clarinetes d' A Banda Musical de S. Cipriano "A Velha" criou o ambiente propício de tranquilidade e de concentração para o início da sessão. O livro foi apresentado pelo próprio autor que, na sua comunicação, deu a conhecer as razões por que deitou mãos à obra, fazendo uma síntese histórica sobre a origem e a evolução da nobreza e e sobre os brasões e símbolos usados pelos nobres. Por diversas vezes, expressou forte mágoa pelo desprezo e abandono das casas senhoriais e dos seus brasões.
Nesta obra de valor incalculável, é-nos oferecida a história minuciosa de 19 (dezanove) Casas Ilustres com Pedra de Armas e 18 (dezoito) Casas Ilustres sem Pedra de Armas. Em cada uma, além de outros pontos de interesse, é descrita a origem, o brasão (quando existe) e os vários senhores que a detiveram ao longo dos vários séculos até à actualidade.
Foi um trabalho árduo e minucioso, só possível graças ao grande amor do Dr. Joaquim Correia Duarte a Resende, que o Eng. António Borges, Presidente da Câmara, tão bem enalteceu na sua intervenção. "O livro do P. Joaquim obriga-nos a ganhos de consciência. O concelho está-lhe grato por tamanha herança que nos deixa", referiu. A rematar, elogiou a sua simplicidade, apelidando-a de grandeza de simplicidade.
O livro pode ser adquirido no Museu Municipal e Posto de Turismo de Caldas de Aregos.