terça-feira, dezembro 30, 2014

Crónica de Anselmo Borges: "CATÁLOGO DAS DOENÇAS DA CÚRIA"

Publicada no DN do último sábado e pode ser lida aqui

segunda-feira, dezembro 29, 2014

Uma nova ambulância de socorro ao serviço dos bombeiros de Resende

Lusa - Além de Resende, vão ser dotados também  Mogadouro, Mondim de Basto, Vila Nova de Foz Côa, Murtosa, Oliveira de Frades, Estarreja, Chamusca, Ferreira do Zêzere e Vila Viçosa. Assim, dez novas ambulâncias  vão entrar em funcionamento na segunda-feira em várias regiões, numa parceria entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e as corporações de bombeiros locais, informou hoje o INEM.
O objetivo é aumentar a cobertura de meios de emergência pré-hospitalar, reforçando a resposta às situações de acidente ou doença súbita, especifica o INEM, acrescentando que a disponibilização destes meios vem "melhorar de forma importante a capacidade operacional das Corporações de Bombeiros que são parceiras do INEM no Sistema Integrado de Emergência Médica".
Estas ambulâncias vão funcionar nas corporações de bombeiros através da criação de Postos de Emergência Médica (PEM), aos quais foram disponibilizadas ambulâncias, equipamento e formação.

domingo, dezembro 28, 2014

Entrevista de Anselmo Borges à RUC (Rádio Universidade de Coimbra)





Conduzida por MARIANA ALVES, pode ser ouvida AQUI

Almoço de Natal na Irmandade de S. Francisco Xavier (mensagem do Presidente da Junta de S. João de Fontoura)

Realizou-se no passado dia 20 de Dezembro o tradicional almoço de Natal desta instituição, como tem sido hábito esta autarquia participa.
Em nome desta autarquia quero agradecer o trabalho desta instituição na melhoria das condições de vida dos Jovens de grande idade da nossa freguesia, no apoio domiciliário e interno, por isso deixo uma palavra de grande estima ao Juiz da Irmandade Francisco Xavier o Srº António da Fonseca aos restantes membros aos funcionários ao Jovens de grande idade sem esquecer os nosso Fontourenses Deolinda, Olívia e José.
Para todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Retirado daqui

sábado, dezembro 27, 2014

S. JOÃO DE FONTOURA: 1.º almoço de Natal para seniores (agradecimento do Presidente da Junta)*


Realizou-se no passado domingo o 1º Almoço de Natal em São João de Fontoura, organizado por um grupo de Senhoras e apoiado por esta autarquia em que reuniu cerca de 100 Fontourenses num dia de convívio e alegria.

Como Presidente desta autarquia gostaria de deixar os agradecimentos.
Em 1º Lugar agradeço a todos os que trabalharam para que este convívio natalício fosse possível , especialmente as senhoras (Manuela Costa, Laura Carvalho, Dalila Duarte e Célia Pereira), na qual têm trabalhado muito por São João de Fontoura.
Do fundo do meu coração Obrigado
Em 2º Lugar quero agradecer aos convidados que estiveram presentes. Ao Srº Presidente Drº Manuel Garcez Trindade ; ao Drº Jaime Bernardino Alvesaos restantes vereadoras Drª Sandra Pinto, Drª Anabela Oliveira, Drª Maria Jose Dias e Srº Albano Santos.
Em 3º Lugar quero agradecer ao Srº José Pinto pelo empréstimo do Salão Aussie, a Pastelaria Vista Alegre ( Vitor Guedes), a Pastelaria Doçura de Resende (Sílvia Lemos), a Associação de Amigos de S. Cristóvão (Nuno Pereira), aos jovens que ajudaram Cristina Carvalho, Hugo Duarte,Humberto Cristiano Barrosa .
Deixava aqui também a rápidas melhoras para a Srª Elvira Raimundo e Srª Deolinda Pinto.
PARA TERMINAR DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO.
Retirado daqui

DETENÇÃO POR POSSE DE ARMA ILEGAL EM RESENDE

LUSA -  Militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Especificas, do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Viseu,  detiveram, no dia 22 de Dezembro de 2014, no concelho de Resende, no âmbito de diligências de inquérito por Violência Doméstica,  um indivíduo do sexo masculino de 46 anos de idade, por posse de arma ilegal.
Foi efectuada uma busca domiciliária culminando na apreensão de uma arma de alarme transformada em arma de fogo, uma arma de alarme calibre .22, duas caçadeiras calibre 12, 20 munições calibre 6,35mm, 136 cartuchos, 5 fulminantes, e 65,45 metros de cordão detonante. O detido foi notificado para comparecer no Tribunal judicial de Lamego.

quinta-feira, dezembro 25, 2014

FELIZ NATAL*


*Presépio e árvore de Natal cá de casa, em Coimbra.

quarta-feira, dezembro 24, 2014

segunda-feira, dezembro 22, 2014

Crónica de Anselmo Borges: "HERANÇA CRISTÃ DA EUROPA"

Publicada no DN do último sábado e pode ser lida aqui

Atendimento noturno nos centros de saúde de Baião e Resende reabre em Fevereiro

O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) noturno dos centros de saúde de Baião e Resende «deverá reabrir em fevereiro», afirmaram hoje os presidentes das câmaras destes concelhos, que terão de assumir os custos com o pessoal médico naquele horário. No entanto os autarcas avançaram ter conseguido que a ARS-Norte assuma as despesas de manutenção, incluindo limpeza e valores correntes com água e luz, bem como com pessoal administrativo e de enfermagem.

sábado, dezembro 20, 2014

Apresentação da obra «Memórias dos homens, cartas do tempo. Os forais do actual concelho de Resende» Estudo completo dos forais de Resende em livro*

No dia 12 de dezembro decorreu a apresentação pública do livro «Memórias dos homens, cartas do tempo. Os forais do actual concelho de Resende», no auditório do Museu Municipal de Resende.
A obra, da autoria de Maria Alegria Marques, Nuno Resende e Paula Pinto Costa, apresenta um estudo integral e completo dos forais antigos e modernos de S. Martinho de Mouros, de Caldas de Aregos e de Resende, bem como dos Foros de S. Martinho de Mouros.

Trata-se de uma ferramenta imprescindível para quem pretende estudar e aprofundar os seus conhecimentos sobre a história de Resende, nomeadamente no que respeita ao seu municipalismo. Este estudo assinala, ainda, as comemorações dos 500 anos do Foral de Resende, perpetuando a memória do atual concelho que, desde o séc. XIX, passou a integrar os extintos concelhos de S. Martinho de Mouros e de Caldas de Aregos.

O Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, autor do prefácio da obra, durante a sessão referiu a importância deste estudo para a valorização da história de Resende, pois «é ela que confere a identidade a este território e às suas gentes. Esta publicação, que representa a primeira edição integral e autónoma e estudo abrangente dos forais que à terra de Resende foram concedidos, permite tornar acessível tais documentos, aos nossos concidadãos, população em geral e aos jovens, num sentimento de reconstrução e preservação da nossa memória coletiva e de valorização do património histórico e simbólico.»

A apresentação da obra esteve a cargo de Joaquim Correia Duarte, consagrado historiador das terras de Resende e autor de diversas obras relacionadas com a história do concelho.

No final, o Município ofereceu a todos os presentes um exemplar da obra em versão e-book que foi autografada pelos autores.
 *Retirado daqui

quinta-feira, dezembro 18, 2014

Guilherme d'Oliveira Martins analisa o livro "DEUS AINDA TEM FUTURO?" *

Anselmo Borges coordenou a obra «Deus ainda tem Futuro?» (Gradiva, 2014) que constitui uma panóplia de reflexões, representando uma pluralidade de perspetivas, de extraordinária atualidade e pertinência.

UMA COMPREENSÃO PLURAL DOS LIMITES
Estamos perante as intervenções realizadas no Colóquio Internacional realizado no Seminário da Boa Nova, Valadares, Gaia, em Outubro de 2013, subordinado ao tema que precisamente intitula a presente obra. Javier Monserrat e José Ignacio Gómez Faus também colaboram, ainda que não tenham participado no simpósio. Como disse o pensador Paul Clavier, «a existência de Deus é um assunto demasiado sério para ser confiado exclusivamente aos crentes». Daí que tenhamos neste diálogo intenso a presença de crentes e não crentes, e sobretudo uma sã atitude crítica, sempre. Os assuntos são múltiplos e todos apaixonantes – desde a situação religiosa no mundo atual às questões relacionadas com a genética, as neurociências, passando pela criação e pela natureza, pela relação entre a modernidade e o fenómeno religioso, a autonomia da ética em face da religião, Deus no Oriente e no Ocidente, o rosto feminino de Deus, a fé, a ciência e a razão, o silêncio de Deus e a experiência mística… No mote lançado para o desenvolvimento do tema, o Professor Anselmo Borges lembra uma pergunta de Karl Rahner - «O que aconteceria, se a simples palavra Deus deixasse de existir?». A resposta é significativa: «A morte absoluta da palavra Deus, uma morte que eliminasse até o seu passado, seria um sinal, já não ouvido por ninguém, de que o homem morrera». No fundo, a interrogação do título obriga a acrescentar que o futuro a que se faz referência diz respeito à humanidade toda. Não por acaso, o coordenador da obra lembra Vaclav Havel, pouco antes de morrer, a afirmar que uma civilização que perdeu a ligação com o infinito e a eternidade, pode estar a caminhar para a catástrofe. E não se confunda esta posição com qualquer simplificação intelectual, uma vez que o que está em causa é o perigo do vazio de ideias e valores e o risco da incompreensão dos limites do conhecimento. E se se fala de catástrofe, a mesma tem a ver com a eventual emergência da irracionalidade e do sectarismo.

O INTANGÍVEL E O INEXPLICÁVEL
Carlos Fiolhais recorda a resposta de Einstein à pergunta se se considerava uma pessoa religiosa. O cientista respondeu, surpreendendo os interlocutores: «Sim, sou, pode dizer isso. Tente penetrar, com os seus recursos limitados nos segredos da Natureza, e descobrirá que, por detrás de todas as concatenações discerníveis, resta algo de subtil, intangível e inexplicável. A veneração dessa força, que está além de tudo o que podemos compreender, é a minha religião. Nessa medida, sou realmente religioso». Esta afirmação sintetiza a importância do tema que reúne as diferentes respostas contidas nesta obra. Afinal, o fenómeno religioso ultrapassa em muito as diferentes confissões bem como as opções individuais nessa matéria. A liberdade de consciência e a inteligência humana dão um sentido especial ao diálogo entre razão e fé, e a compreensão dos limites do conhecimento constitui um desafio muito fecundo para usar o sentido crítico e para ir mais além do que parece estar ao nosso alcance. Num texto muito rico, Eduardo Lourenço dá, no pórtico da obra, uma visão panorâmica da atitude da cultura contemporânea perante a pergunta e o tema que o livro postula. Diz-nos: «Do silêncio de Deus que nós criámos não virá nenhum socorro. É diante dele como Ausência suposta e Presença agostinianamente mais interior a nós mesmos do que nós que somos convocados para fazer prova de vida. E de vida eterna. A única que nos ajuda a suportar todas as ausências dos que nesta vida nos foram, à maneira de Dante, reflexos de uma Luz mais clara que a do sol e das estrelas». Após a não-comunicação do determinismo industrial, chegamos à hipercomunicação global, com um resultado semelhante de autodesertificação, que torna a Ausência um défice de esperança e de dignidade.

SER HUMANO E SER RAZOÁVEL
A leitura dos textos que constituem a obra permite-nos ir ao encontro da espiritualidade essencial que alimenta o mundo contemporâneo, para responder ao vazio de valores, que é o pano de fundo da grave crise financeira que se abate sobre nós, pondo em xeque a justiça e o respeito mútuo. Afinal, se um ser finito como a pessoa humana pergunta pelo infinito, isso significa que tem algo de infinito nela própria, assumindo a necessidade de perguntar até ao infinito e pelo infinito – como disse Anselmo Borges na apresentação do livro no Centro Nacional de Cultura. Jean-Paul Williaime refere as condições socioculturais da religião na ultramodernidade contemporânea, concluindo que Deus ainda não disse a última palavra – num tempo em que o ideal humanista e solidário se vê ameaçado pela idolatria do mercado e pela cegueira da técnica. Carlos Fiolhais salienta a necessidade de nos interrogarmos incessantemente, através da ciência. Miguel Castelo-Branco fala-nos de neurociência e espiritualidade, pondo a tónica na exigência da compreensão da vida cerebral, explorando a ciência a fenomenologia da espiritualidade no campo epistemológico. Leandro Sequeira questiona a alternativa Natureza ou Criação, perante os sinais do novo Ateísmo, de Dawkings a Hawking, culminando na proposta de uma ponte entre o naturalismo ateu e o criacionismo fixista, em que Deus é evolucionador e evolutivo (como em Teilhard de Chardin), concluindo que, afinal, os cristãos também não creem no Deus que muitos ateus negam… Javier Monserrat, que fez uma exposição fascinante no CNC, equacionou a experiência moderna do silêncio de Deus, rumo a um Novo Concílio. O teocentrismo e o teocratismo geraram resistências, do ateísmo ao laicismo, o que obriga à passagem de uma cultura dogmática para uma cultura de incerteza E como distinguir a verdadeira natureza da religião natural (o universal religioso) e o cristianismo como religião universal (o universal cristão)? Já Paul Valadier refere a exceção humana na relação com Deus. Como usar a razão em vez da violência? Como seremos diferentes respeitando a dignidade? Juan Masiá, bem conhecido nosso, do tempo em que preparámos a viagem ao Japão, diz-nos que no diálogo fecundo o Oriente «o nome futuro da religião e da espiritualidade será a profundidade humana», escutando o Dharma e respirando o Espírito. Isabel Gómez-Acebo aponta-nos o «rosto feminino de Deus», enquanto Anselmo Borges lança a pergunta: «E se tivéssemos sido ensinados a dizer “Mãe-Nossa que estais nos Céus?”». O Salmo 27 inspira o que Heinrich Böll designava com «teologia da ternura» - «Ainda que meu Pai e minha mãe me abandonem, o Senhor há de acolher-me». Como escreveu Rilke: «O trabalho dos olhos ficou feito, ide e fazei o trabalho do coração». Há um caminho a fazer para que a mulher encontre o seu lugar na Igreja e na vida. José Arregi refere o Amor universal de Deus para além e para lá de todo o dualismo e monismo. Diego Gracia põe-nos perante a secularização da ética. Andrés Torres Queiruga põe a tónica no Deus que cria por amor, com todas as consequências. E José Ignacio Gonzalez Faus coloca-nos diante da pluralidade de místicas, de um modo pedagógico, mas para nos enriquecermos sem a ilusão das caricaturas… Para Anselmo Borges, «a fé não é racional, no sentido de ser uma conclusão científica, à maneira da matemática ou das ciências experimentais. Mas, para ser humana, tem de ser razoável, apresentar razões, ser credível, não agredir a razão. (…) Há hoje forte busca de espiritualidade. O que está principalmente em crise é a religião institucional» (DN. 2.12.14). Temas de sério pensamento.

Guilherme d'Oliveira Martins
 *Retirado daqui

quarta-feira, dezembro 17, 2014

terça-feira, dezembro 16, 2014

Crónica de Anselmo Borges: "A DIGNIDADE DE SER ATEU"

Publicada no DN do último sábado e pode ser lida aqui. 

segunda-feira, dezembro 15, 2014

sábado, dezembro 13, 2014

Ainda o ranking das escolas: Mães dos alunos do ensino secundário da Escola Secundária de Resende têm, em média, 5,1 anos de estudo

"(...) parece-me pertinente recordar que o nível de escolaridade dos pais em Portugal, em particular da escolaridade da mãe conforme dados recentemente divulgados, é um fortíssimo preditor do sucesso escolar dos filhos. Aliás, recorrendo aos "rankings escolares" recentemente elaborados, verifica-se que na escola pública melhor colocada, a Raul Proença, nas Caldas da Rainha, a média das habilitações das mães é de 12 anos e que tem 8,6% dos seus alunos oriundos de famílias carenciadas apoiados no .1º escalão da acção social escolar. Por outro lado, na secundária de Resende, que apresenta a média mais baixa nos resultados, 7,3 valores, as mães dos alunos têm, em média, apenas o ensino primário completo, 5,1 anos de estudo, e no escalão mais carenciado estão 30% dos alunos".
Transcrito daqui

sexta-feira, dezembro 12, 2014

Associação de caçadores do Quelhas-Barrô organiza montaria

Data: Dia 13 de Dezembro
Programa cinegético
- 08h00: Concentração na sede da associação (Escola Primária da Boavista-Barrô)
- 09h00: "Taco" (pequeno almoço)
- 09h30: Sorteio das portas
- 10h00: Palestra
- 1oh15: Saída das armas
- 11h00: Início da montaria
- 14h00: Fim da montaria
- 15h00: Almoço/convívio, seguido de leilão

Dragões de Resende organizam convívio de Natal

terça-feira, dezembro 09, 2014

Crónica de Anselmo Borges: "A AVÓ EUROPA DE FRANCISCO"

Publicada no DN do último sábado e pode ser lida aqui

segunda-feira, dezembro 08, 2014

ANSELMO BORGES, hoje à noite, nos "Prós e Contras" da RTP1

Tema: DEUS TEM FUTURO?

Quando a ciência procura e encontra cada vez mais respostas.
Quando em nome da religião se geram conflitos e violam direitos humanos.
Será que a ideia de Deus se mantém no coração do homem?
Que relação têm as religiões entre si?
E o que pensam os ateus?
Cientistas, ateus e homens de Deuses diferentes, todos juntos no maior debate da televisão portuguesa.
Deus tem futuro?
Prós e Contras 2ª feira à noite na RTP!
Para ver ou rever aqui

domingo, dezembro 07, 2014

BOMBEIROS DE RESENDE CAMPEÕES NO TÉNIS DE MESA

No passado dia 29 de novembro, em Mundão – Viseu, realizou-se o habitual Torneio de Abertura da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, denominado “Torneio Dr. Albino Brito de Matos”. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende (AHBVR) participou com a sua equipa, no escalão de Cadetes Masculinos, sagrando-se campeã através do atleta Marcelo Repolho, num escalão em que participaram cerca de 30 atletas de diversas equipas do Distrito de Viseu. Os restantes atletas do AHBVR obtiveram, também, boas classificações: Rafael Sousa (6.º lugar); Luís Inácio (7.º lugar); Daniel Ribeiro (8.º lugar) e Carlos Pinto (11.º lugar).
De salientar, ainda, que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende participa no Campeonato Distrital de Cadetes Masculinos da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu com duas equipas e, até ao momento, encontra-se em 1.º lugar (Equipa A), sem qualquer derrota na competição, após a realização de 7 jornadas. A.H.B.V. Resende (A) – 26 pontos; A.D.D.A. Vouzela (A) – 21 pontos; A.E. Mundão (A) – 20 pontos; A.E. Mundão (B) – 19 pontos.

Jornal "Sê...", edição de Dezembro de 2014

É o jornal editado pelos escuteiros de Resende (Agrupamento 1096 CNE-Paróquia de Resende), cujo número 219, de Dezembro, pode ser lido aqui

sábado, dezembro 06, 2014

Anselmo Borges na TVI, no programa de Fátima Lopes "A Tarde É Sua"

Aconteceu ontem. Foi sobre a questão do papel das mulheres na Igreja, que poderá ver aqui.

Desemprego diminuiu em Resende

De acordo com os últimos dados oficiais, o desemprego no concelho de Resende baixou 14%. 
Na região do Tâmega e Sousa, onde Resende se insere, o desemprego diminuiu 13%, conforme poderá verificar aqui

sexta-feira, dezembro 05, 2014

Manuel Vilas Boas entrevista Anselmo Borges

Nesta entrevista, a propósito do lançamento do livro DEUS AINDA TEM FUTURO?, e realizada por Manuel Vilas Boas, Anselmo Borges afirma que «o que está principalmente em crise é a religião institucional". 
Para ouvir aqui

Debate em Coimbra a propósito da apresentação do livro "DEUS AINDA TEM FUTURO?", de Anselmo Borges (coord.)



Decorreu ontem, na "sapientíssima" sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, o debate DEUS NA ERA DA CIÊNCIA, por ocasião do lançamento do  livro  DEUS AINDA TEM FUTURO? Além de Anselmo Borges, coord. do livro, participaram no debate Carlos Fiolhais (Físico, Univ. de Coimbra) e Javier Monserrat (Neurólogo, Filósofo, Teólogo, Universidade de Madrid e Universidade de Comillas, Madrid).  Foi um debate seguido  com muito interesse pela numerosa assistência, em que se incluíam muitos  estudantes universitários.
Refira-se que o livro em questão tem a sua origem no Colóquio Internacional, realizado no Seminário da Boa Nova, Valadares, Gaia, nos dias 12 e 13 de Outubro de 2013.
Anselmo Borges procurou justificar o título do livro e fez o enquadramento dos temas e das questões nele abordados. Este é um livro de perguntas na senda das inquietações do homem. "Um ser que pergunta pelo Infinito é um ser que tem algo de Infinito, logo imbuído de dignidade", Citou Karl Rahner, que perguntava: "O que aconteceria, se a simples palavra 'Deus' deixasse de existir?". E respondia: "A morte absoluta da palavra 'Deus', uma morte que eliminasse até o seu passado, seria o sinal, já não ouvido por ninguém, de que o Homem morrera". Concluiu com uma palavra de esperança, pois,  na sua perspectiva, Deus faz sentido e tem futuro na e para a Humanidade.
Carlos Fiolhais começou por afirmar que o livro "Deus ainda tem futuro" é o livro da interrogação. Aliás, "Anselmo Borges é o apóstolo da interrogação", referiu. Disse que as ciências também partem da interrogação e procuram um sentido, o sentido da inteligibilidade do mundo. A religião e a ciência não são incompatíveis. Cada uma tem a sua dimensão e esfera próprias, como bem viu,  já naquela altura,  Galileu.  Por isso, é normal que haja cientistas crentes e cientistas não crentes. De qualquer modo, "Deus tem uma carga muito forte, porque o homem é um animal religioso", afirmou. E a este propósito trouxe  à colação o verso de Fernando Pessoa: "Deus é o existirmos e isto não ser tudo". Referiu ainda que, além da ciência e da religião poderem coexistir normalmente, podem até colaborar, dando como exemplo os possíveis contributos no campo da ética. Por fim, deu a conhecer facetas e citações de diversos cientistas relativamente às respectivas  posições e percepções referentes à religião e a Deus.
Javier Monserrat apresentou uma síntese notável no que respeita à hermenêutica/interpretação/leitura do núcleo da mensagem cristã (kerigma cristão) face aos vários paradigmas no contexto da cultura e da ciência. A Igreja dos primeiros séculos começou por fazer uma hermenêutica no contexto do paradigma grego-romano (fundado na variedade de conteúdos filosóficos e sócio-políticos que formavam em conjunto o mundo greco-romano). Durante séculos, foi, pois, este paradigma, com a sua filosofia teocêntrica e a sua ordem sociopolítica teocrática, que influenciou decisivamente  e foi dando corpo à herança recebida. Enquanto a ciência esteve imbuída de uma visão dogmática,  perspectivando o universo como mecanicista,  determinista, estático e não evolutivo,  o diálogo com a Igreja tornou-se impossível, pois estavam dois dogmatismos em confronto. Com as transformações que originaram uma nova visão do universo, da vida e do homem, chegamos àquilo  a que se pode denominar de modernidade crítica, caracterizada pela incerteza e pelo reconhecimento do enigma. Este paradigma impõe a consciência clara de que o Deus possível, a existir, está distante e em silêncio. Por outro lado, parece coerente aceitar que o mundo real criado por Deus é o descrito pela ciência. Como o Deus da Criação e o Deus da Revelação são o mesmo Deus, há que empreender uma mudança hermenêutica  a partir da autenticidade do kerigma cristão (mensagem recebida de Jesus de Nazaré dada na fé da Igreja), que responda à nova visão científico-filosófica do universo, da vida e do homem. Para operar este processo de mudança na Igreja, Javier Monserrat aponta como desejável a convocação de um novo Concílio Ecuménico. 
É impossível  resumir  e dar conta do essencial do conteúdo da intervenção de Javier Monserrat. O melhor é ler e reler o capítulo "A experiência moderna do silêncio de Deus: uma mudança hermenêutica necessária para o cristianismo", que integra o livro DEUS AINDA TEM FUTURO?

terça-feira, dezembro 02, 2014

Debate em Coimbra por ocasião do livro "DEUS AINDA TEM FUTURO?", de Anselmo Borges (coord.)

Hoje decorrerá um debate no Porto, amanhã, dia 3 de Dezembro, terá lugar em Coimbra, e,  no dia 4 de Dezembro, em Lisboa,  conforme poderá ver aqui.

Entrevista de Anselmo Borges ao DN a propósito do livro "DEUS AINDA TEM FUTURO?"

Cujo início poderá ler aqui

segunda-feira, dezembro 01, 2014

Crónica de Anselmo Borges: "O LAMAÇAL: ÉTICA E POLÍTICA"

Publicada no DN do último sábado e pode ser lida aqui