sábado, dezembro 20, 2014

Apresentação da obra «Memórias dos homens, cartas do tempo. Os forais do actual concelho de Resende» Estudo completo dos forais de Resende em livro*

No dia 12 de dezembro decorreu a apresentação pública do livro «Memórias dos homens, cartas do tempo. Os forais do actual concelho de Resende», no auditório do Museu Municipal de Resende.
A obra, da autoria de Maria Alegria Marques, Nuno Resende e Paula Pinto Costa, apresenta um estudo integral e completo dos forais antigos e modernos de S. Martinho de Mouros, de Caldas de Aregos e de Resende, bem como dos Foros de S. Martinho de Mouros.

Trata-se de uma ferramenta imprescindível para quem pretende estudar e aprofundar os seus conhecimentos sobre a história de Resende, nomeadamente no que respeita ao seu municipalismo. Este estudo assinala, ainda, as comemorações dos 500 anos do Foral de Resende, perpetuando a memória do atual concelho que, desde o séc. XIX, passou a integrar os extintos concelhos de S. Martinho de Mouros e de Caldas de Aregos.

O Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, autor do prefácio da obra, durante a sessão referiu a importância deste estudo para a valorização da história de Resende, pois «é ela que confere a identidade a este território e às suas gentes. Esta publicação, que representa a primeira edição integral e autónoma e estudo abrangente dos forais que à terra de Resende foram concedidos, permite tornar acessível tais documentos, aos nossos concidadãos, população em geral e aos jovens, num sentimento de reconstrução e preservação da nossa memória coletiva e de valorização do património histórico e simbólico.»

A apresentação da obra esteve a cargo de Joaquim Correia Duarte, consagrado historiador das terras de Resende e autor de diversas obras relacionadas com a história do concelho.

No final, o Município ofereceu a todos os presentes um exemplar da obra em versão e-book que foi autografada pelos autores.
 *Retirado daqui