Eis um excerto do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.
sábado, julho 31, 2010
O diabo não está no Credo
Eis um excerto do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, julho 30, 2010
Rancho de Paus organiza festa/convívio em honra do emigrante
Resendense à frente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Carlos Alberto Sequeira concluiu o ensino secundário na então Nova Lisboa, hoje cidade do Huambo, Angola. É licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, tendo feito o mestrado em ciência de nutrição animal nos Estados Unidos e o doutoramento em engenharia zootécnica na UTAD. É Professor Catedrático desde 1993. Merece destaque enquanto investigador, tendo sido responsável científico de importantes projectos de investigação e autor e co-autor de várias dezenas de publicações científicas e técnicas nacionais e internacionais, especialmente na área da Nutrição Animal. Ocupou vários lugares de destaque na UTAD, designadamente como Pró-Reitor e Vice-Reitor.
quinta-feira, julho 29, 2010
Em torno do trabalho
Os professores davam aulas; os alunos estudavam; os médicos atendiam doentes; os advogados defendiam causas; os guarda-livros tratavam da contabilidade; os escriturários mexiam e tratavam da papelada; os paquetes faziam recados. Estes profissionais consideravam-se uns privilegiados. Sabiam distinguir a natureza das funções e actividades que desenvolviam, não as confundindo com o trabalho nos campos, oficinas e fábricas.
Actualmente, todos são uns moiros de trabalho. Se alguém tem o atrevimento de exclamar “com que então mudaste de carro?”, é mimado com uma resposta do género “sim, mas saiu-me do pêlo”. Se um amigo felicita outro pelo périplo de férias, sujeita-se a ouvir “também tenho direito, não é só vergar a mola, não achas?”. Se um companheiro de escola graceja para outro “gostava de ter a tua sorte, já reformado e com saúde”, receberá como resposta “já não era sem tempo, passei a vida a aturar incompetentes e a suar as estopinhas”.
Face à chaga do desemprego, ninguém dá graças pela sua situação. Face ao mourejar de muitos ao sol e à chuva, ninguém enfatiza as condições do seu escritório, gabinete, repartição ou sala de aulas. O testemunho da dureza do trabalho é apregoado com orgulho.
Quem questionar a premência de encharcar o mundo com cada vez mais produção inútil, o actual modelo de desenvolvimento ou a possibilidade de diminuição do tempo de trabalho, face à sofisticação das máquinas, sujeita-se a ser postergado para a valeta dos malandros e dos irresponsáveis.
Houve um objectivo de vida, traçado pelo meu pai, que foi cumprido: “estudar para não ficar agarrado à enxada”. Há um outro, condão dos outrora fidalgos, dificilmente alcançável, “não ter de aturar patrões”.
quarta-feira, julho 28, 2010
Empreendedorismo de Nelson Lopes Vieira, um resendense a viver em Sintra*
Com apenas 12 anos, no fim do 6.º ano, começou a trabalhar numa serralharia. O fascínio pelas máquinas sempre o fascinou. E desde muito cedo teve um sonho: ser construtor de máquinas. Por isso, inscreveu-se em cursos de formação teórico-prática na área de hidráulica mecânica e pneumática para conhecer melhor o seu funcionamento. Com 18 anos, transferiu-se para a fábrica de mármores “Mármores do Condado”, onde trabalhou na área de mecânica durante 10 anos. Entretanto, aliciado por um melhor vencimento, mudou-se para uma outra fábrica, onde permaneceu 8 anos. Saiu para responder ao desafio de ajudar a construir um campo de aviação militar israelita no deserto de Neguebi, tendo integrado uma equipa de operários especializados encarregados de assentar as condutas de combustível para abastecer os aviões. Aqui trabalhou durante 6 meses, tendo chegado a chefe de equipa. Durante esta permanência, visitou por três vezes os lugares santos. Da primeira vez, refere ter experimentado uma sensação extraordinária, pois tudo o que via lhe parecia familiar e o que lhe estava a acontecer era uma revisitação.
Chegado a Portugal, com o dinheiro amealhado, estabeleceu-se com o objectivo de realizar o sonho de criança. Tinha então 33 anos. Começou com uma empresa de reparações de máquinas, evoluindo depois para a construção das mesmas. Actualmente fabrica oito máquinas para o corte e polimento de mármores e granitos. Três delas foram totalmente concebidas por Nelson Vieira, tendo funcionalidades muito específicas. Como é um criativo prático, imagina a máquina e executa a construção da mesma, fazendo o desenho e o protótipo respectivo depois da obra feita e de ter a certeza que funciona.
A empresa tem actualmente 12 empregados. Fabrica à volta de
Este nosso conterrâneo, que em criança veio para Sintra, só voltou a Resende aos 29 anos para revisitar, com a mãe, a terra onde nasceu e a família. Adorou. A partir daí, não perde uma estada anual no nosso concelho.
terça-feira, julho 27, 2010
Festa em honra de Santa Luzia, em Feirão
22h30-Actuação do grupo "Ivason" até às 02h00 da manhã
Dia 7 de Agosto (sábado)
09h30-Salva de morteiros. Durante a tarde ocorrerão jogos tradicionais
22h00-Actuação do grupo "Del Mar" até às 02h00 da manhã
23h30-Grandioso espectáculo de fogo de artifício
Dia 8 de Agosto (domingo)
06h00-Alvorada com salva de morteiros
15h00-Arraial com actuação da banda filarmónica "Verdi Cambrense". Decorrerá um leilão
22h00-Actuação da banda "TGV" até às 02h00 da manhã
23h00- Sorteio de rifas
Nota: No dia 6 (sexta-feira), terá lugar um jantar de convívio. Diariamente haverá quermesse.
domingo, julho 25, 2010
sexta-feira, julho 23, 2010
Feira de S. Cristóvão

- Dia 24 de Julho
- Dia 25 de Julho
quinta-feira, julho 22, 2010
HISTÓRIAS DE UMA VIDA...EM CÁRQUERE: Chamo-me Manuel Augusto Alves (Manuel Guerra) e nasci em Cárquere há 70 anos
quarta-feira, julho 21, 2010
Vereadores da oposição
terça-feira, julho 20, 2010
António Borges não será o sucessor de José Junqueiro
Retirado do Diário de Viseu (link)
segunda-feira, julho 19, 2010
HISTÓRIAS DE UMA VIDA...EM S. Cipriano: Chamo-me Vicente António Dias e nasci em S. Cipriano há 100 anos
sábado, julho 17, 2010
O restauracionismo na Igreja
sexta-feira, julho 16, 2010
Prof. Rui Rebelo comenta castigo ao atleta Paulo do GDResende
quinta-feira, julho 15, 2010
Parabéns a estes jovens futebolistas do GD de Resende
quarta-feira, julho 14, 2010
Anselmo Borges falou de ética à Ordem dos Engenheiros, em Coimbra
Deu início à sua comunicação, advertindo que iria usar indiferentemente os termos moral e ética, embora os mesmos sejam técnica e conceptualmente distintos (ética implica uma reflexão sobre comportamentos morais, que podem variar de acordo com os contextos culturais e civilizacionais). Começou por explicar por que se levanta a questão ética. Referiu que advém, em primeiro lugar, do facto de os humanos nascerem seres frágeis, totalmente dependentes, sempre em processo de desenvolvimento. Em segundo lugar, o seu percurso permite confrontar-se com experiências de liberdade e de tomadas de decisão, o que faz que se situe para além de mecanismos biológicos, capaz de ponderar frente às situações. Em terceiro lugar, realçou o papel do outro na formação da consciência, o outro como fazendo parte de nós. “A consciência nasce da existência do outro, é mediada pelo outro”, referiu.
Seguidamente, apresentou os critérios para que os nossos actos e acções sejam considerados éticos. O interesse, o medo, o prazer ou a salvaguarda da estima pessoal não poderão ser critérios norteadores de ética. O determinante é a dignidade humano. “Ajo assim, indo ao encontro do ditame da consciência, sendo os meus procedimentos válidos para todos”, acrescentou. Por isso, não podemos mentir ou roubar, exigindo aos outros que não mintam ou roubem, por exemplo. Cada acto deve ser questionado. Por exemplo, se eu posso mentir, então todos p
“Como se fundamenta a ética?”, questionou. A religião não fundamenta a ética. Caso contrário, os ateus e agnósticos não poderiam agir eticamente. A ética é constituinte do ser humano. Para a fundamentar teria de se fundamentar a razão, o que não é possível. A ética é uma questão humana, autónoma, e não directamente religiosa, sendo deslocada a afirmação “ Se Deus não existir, tudo é permitido”.
Abordou a questão da política para referir que os estados e a consequente condução dos seus negócios são necessários para regular interesses contraditórios e egoísmos, impondo-se como uma questão de conservação dos indivíduos e das sociedades. Infelizmente, os homens não agem sempre de acordo com procedimentos éticos. Mas os governos e os políticos consubstanciam a acção na ordem jurídica através de leis e outros normativos, que nem sempre vão de encontro à dignidade humana e aos direitos da pessoa, não repondo e fazendo justiça. Por isso, a exigência de comportamentos éticos na política é cada vez mais necessária.
Debateu ainda as questões colocadas pelo desenvolvimento das tecnociências, suas implicações e limitações. “Vendo as coisas cientificamente, o que é a dignidade humana? Como justificar a igualdade?”, perguntou. São questões que não podem ser escamoteadas, integrando o domínio do pré-jurídico e do pré-político…e que a reflexão ética ajuda a balizar.
A sessão terminou com um debate animado, tendo algumas questões a ver com a conduta ética da actividade profissional dos engenheiros. “Já que estes profissiona
segunda-feira, julho 12, 2010
Junta de Freguesia de S. João de Fontoura organizou 5.º passeio sénior
Participaram 127 fontourenses. A partida foi às 6h00 e 30m das Castanheiras, sendo o pequeno almoço tomado no Bom Jesus de Braga. O ponto alto foi o almoço oferecido aos seniores na Quinta Ruínas do Cerrado (Santo Tirso), o qual foi seguido de um bailarico. Seguidamente, a viagem prosseguiu rumo ao Santuário de São Bento das Pedras (Vizela) e Senhora da Penha, prosseguindo depois para a Nossa Senhora do Castelinho (Marco de Canavezes),
O passeio integrou fontourenses de todas as idades, indo as mesmas desde os 86 até ao 2 anos. A autarquia está muito agradada pela forma como tudo decorreu.
sábado, julho 10, 2010
"Que queremos? Ser felizes"
Assim começa a reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, julho 09, 2010
Comunicação do Dr. Vítor Borges na apresentação do livro "Nuno de Santa Maria:fragmentos de memória persistente"




quinta-feira, julho 08, 2010
IV Festival de Folclore do Grupo de Danças e Cantares "Os Moleiros" de Cárquere
Local: Carvalhal
Actuações:
1. Grupo de Danças e Cantares "Os Moleiros" de Cárquere
2. Rancho Folclórico de Ciborro-Montemor-o-Novo
3. Rancho Folclórico de Retaxo-Castelo Branco
4. Grupo Cultural de Midões-Tábua
5. Rancho Folclórico Verde Gaio de Lordosa-Viseu
Eng. António Borges aposentado desde 1 de Julho
quarta-feira, julho 07, 2010
Padre Marcos Alvim lançou novo trabalho discográfico
terça-feira, julho 06, 2010
Anselmo Borges, hoje, na Antena 1
Equipa de voleibol da Escola Secundária de Resende em França
Festa de S. Pedro de Paus
segunda-feira, julho 05, 2010
Quinquénio Tomasiano
domingo, julho 04, 2010
Festas neste fim de semana
sábado, julho 03, 2010
O que faz falta? Pensar
O pensar exige esforço, tenacidade, mas sem ele não se vive humanamente. Aliás, é nos tempos mais difíceis que se ergue a urgência de pensar. Julgo que foi Cícero que escreveu que todo o pensador é melancólico e, como repetia o filósofo Ernst Bloch: "Not lehrt denken", é a necessidade que ensina a pensar. É fundamentalmente aqui que temos de encontrar a nossa cura.
Assim termina o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, julho 02, 2010
Jornal "Sê"...Julho de 2010
HISTÓRIAS DE UMA VIDA COMO PADRE… EM RESENDE: Chamo-me António Martins Teixeira e nasci em Touro, Vila Nova de Paiva, há 84 anos
quinta-feira, julho 01, 2010
Festa em honra de S. Pedro de Paus
21h30-Cantares à desgarrada
Dia 3 de Julho (sábado)
21h30- Animação com conjunto musical
24h00- Sessão de fogo de artifício
Dia 4 de Julho (domingo)
08h00- Chegada da banda de música de Castro Daire ao lugar das Alminhas
o8h30-Recolha do andor de S. Gonçalo (Quintãs) com percurso até à igreja
11h00-Missa cantada e sermão pelo Padre Anselmo Borges
15h00-Actuação da banda de música
17h00-Procissão solene
20h00-Encerramento da festa
Desafio: A Fruta da Minha Região

De 10 a 30 de Julho, vale tudo! Participar com um texto de 25 linhas e 1 foto já não é obrigatório, podem ser criativos e originais à vontade com imagens, vídeos, cartazes, poemas, apresentações de festivais, receitas… (Cuidado! Nada de demasiado extenso!) Dêem asas à vossa imaginação, mostrando assim o que a vossa terra tem de melhor!Podem enviar a vossa participação para o mail: aminhaldeia@sapo.pt (de preferência até dia 8).
Para saber mais, consulte o nosso post: http://aldeiadaminhavida.blogspot.com/2010/06/blogagem-de-julho.html