quinta-feira, março 25, 2010

Projecto "Limpar Portugal" contou com Resende




As freguesias de Resende e Felgueiras juntaram-se à iniciativa Limpar Portugal e, no dia 20 de Março, entre as 9h00 e as 13h00, deitaram “Mãos à obra! Limpar Portugal!”, com o apoio da Câmara Municipal de Resende e da Junta de Freguesia de Felgueiras. Este projecto consistiu em limpar num só dia as lixeiras de Portugal, produzidas por aqueles que são menos sensíveis à preservação do meio-ambiente.
Apesar do esforço camarário em manter Resende limpo, ainda se verificam alguns locais que estão a degradar a imagem do concelho. Assim os dois grupos juntaram-se em dois pontos do concelho, junto à capela da Sra. do Viso, em Resende, e S. Cristóvão, em Felgueiras.
O grupo de Resende contou com 37 elementos (27 escuteiros, 9 estudantes do Externato D. Afonso Henriques, e 1 funcionário da Câmara Municipal de Resende).
O grupo de Felgueiras contou com 5 elementos do Grupo de Jovens de Felgueiras, com o apoio da Junta de Freguesia.
Aos dois grupos juntaram-se 2 GNR do NPA – Núcleo de Protecção Ambiental de Lamego, que para além de algumas informações úteis contribuíram activamente na recolha de lixo. Sendo assim no total estiveram envolvidos 44 elementos no Concelho de Resende e juntos entregaram no aterro sanitário uma tonelada e meia de lixo.
Temos consciência que muito ficou ainda por limpar, no entanto, agrada-nos sentir e saber que contribuímos para que a paisagem ficasse “um pouco melhor do que a encontramos” e fizemos a diferença.
Agradecemos o apoio da Câmara Municipal de Resende e da Junta de Freguesia de Felgueiras, bem como de todos os participantes e que a iniciativa se repita em cada gesto diário de preservação do ambiente.
Artigo elaborado pelo Coordenador Concelhio
Jorge Jesus Ferreira