terça-feira, março 23, 2010

Escola Secundária em semana cultural e de orientação vocacional


















Foi em clima de festa que abriu ontem a Semana Cultural da Escola Secundária Dom Egas Moniz. A sessão solene teve lugar no Auditório Municipal, com início às 09h30, tendo contado com a presença de muitos jovens e de alguns convidados. O Director, Dr. Antóni0 Alberto Carvalho, condensou bem a riqueza das múltiplas propostas e actividades desta Semana ao apelar aos alunos para que aproveitem as oportunidades que a mesma irá oferecer e fazendo votos para "estejam à altura, quando forem avaliados, do esforço que a Escola está a fazer". Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, Eng. António Borges, relembrou as novas exigências de um mundo em mutação para as quais os jovens se têm de preparar. "A nossa preocupação, enquanto Câmara Municipal, não é tanto fazer isto ou aquilo, mas dotar a nossa sociedade de instrumentos para o desenvolvimento do potencial humano de forma a responder ao emprego e a encontrar trabalho", afirmou ainda.
O aperitivo foi servido, logo a seguir, pela Escola de Formação Social e Rural de Lamego, com uma divertida animação teatral, e pela actuação da Tuna Feminina do ISAG (Instituto Superior de Administração e Gestão-Porto).
De seguida, foi a Arruada, a cargo desta Tuna, até à Escola Secundária, onde, pelas 11h00, se procedeu à inauguração da Feira de Orientação Vocacional e Profissional, com a participação de inúmeras entidades e respectivas ofertas educativas e de formação (Universidade do Minho, Universidade Católica, Universidade Fernando Pessoa, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Paula Frassinetti, Instituto Piaget (Viseu), Instituto Superior da Maia, Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra, Escola Profissional de Lamego, Escola Superior de Formação Social e Rural de Lamego, Escola Profissional de Nervir (Vila Real), Escola Profissional de Arqueologia (Marco de Canaveses), GNR, Exército...Pelas 11h30, numa tenda gigante, um mini-circo patrocinado pela Junta de Freguesia de Resende, mostrava as suas habilidades, acrobacias, hipnotismo e outras artes mágicas. Entretanto, desde as 09h00, decorria uma Feira do Livro, na Biblioteca, que se prolongará por toda a semana.
Cá fora, o ambiente era de festa. Com a Tuna junto do recinto de entrada, a associação de estudantes montou um pequeno stand com sumos, sandes, fruta...
À tarde, logo a partir das 13h30, quem desse um saltinho ao Pavilhão Gimnodesportivo de Resende deparava-se com um ambiente febril de grupos de alunos/atletas a tentar introduzir a bola nos diversos cestos no âmbito do Torneio Compal Air 3x3. Entretanto, no espaço do palco do Polivalente da Escola, tiveram lugar as Comunicações de várias instituições educativas presentes, onde os estudantes puderam tomar contacto e fazer perguntas sobre a oferta de cursos, condições de ingresso, empregabilidade, propinas, existência de residências, oferta de actividades desportivas e outras...Com a progressiva diminuição da procura de estudantes no acesso ao ensino superior, nota-se alguma sedução por parte das instituições educativas junto dos alunos do 9.º ano e Secundário para cativar e interessar jovens.
Hoje, a grande atracção veio do Regimento 13 de Vila Real que instalou no recinto traseiro da Escola uma torre de manobras para exercícios de escalada e rapel, onde os mais corajosos puderam pôr à prova a coragem e aptidões físicas.
E a comissão organizadora desta iniciativa, capitaneada pelo Prof. Paulo Sequeira, não dará tréguas ao aparecimento de novas actividades, num convite constante à novidade e à surpresa. Assim, ainda haverá lugar a peças de teatro, a actividades em laboratório aberto pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, demonstrações pela GNR, cinema, feira de crepes e até massagens (pelos/as alunos/as do Curso de Termalismo).
Esperam-no também duas exposições: "No limite do Corpo Humano" (Polivalente) e "Caldas de Aregos 1908/1913-Paisagem em Mutação" (Biblioteca)
Sobram ainda outros motivos para visitar a Escola Secundária. Experimente. Logo à entrada ficará rendido à simpatia do Secretariado da Feira, disponível para o/a acompanhar e orientar.