terça-feira, dezembro 15, 2009

Padre Paulo Alves defendeu tese de doutoramento na Universidade de Coimbra

O Padre Paulo Jorge Pereira Alves, actual Reitor do Seminário Maior de Lamego, e que foi até ao fim do ano lectivo transacto Reitor do Seminário de Resende, defendeu na passada sexta-feira, dia 11, na Sala dos Capelos, da Universidade de Coimbra, a Tese de Doutoramento em Psicologia sobre a questão da sabedoria, na área de especialização em Psicologia do Desenvolvimento e elaborada sob a orientação da Professora Doutora Luísa Maria de Almeida Morgado, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e do Professor Doutor José H. Barros de Oliveira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Com o título A SABEDORIA: DEFINIÇÃO, MULTIDIMENSIONALIDADE E AVALIAÇÃO, o Prof. Doutor Paulo Alves enveredou por um tema ainda pouco estudado em Portugal e difícil de operacionalizar no quadro das várias abordagens experimentais, cujo estudo, enquadramento e conclusões e respectiva defesa mereceram da parte do júri (Professora Doutora Helena Maria Marchand, da F.P.C.E. da Universidade de Lisboa; Professor Doutor Fernando Félix Neto, da F.P.C.E. da Universidade do Porto; Professor Doutor Mário Rodrigues Simões, da F.P.C.E da Universidade de Coimbra; Professora Doutora Maria Teresa Machado, da F.P.C.E da Universidade de Coimbra) a classificação com nota máxima com distinção por unanimidade.
Como refere o autor na síntese de apresentação da sua investigação, a sabedoria sendo “percebida como um construto complexo, multidimensional e característico de níveis de desenvolvimento particularmente elevados, tem interessado à psicologia, a partir dos anos 80, sobretudo pela sugestão que propõe, no âmbito do paradigma “life span”, acerca das formas de adaptação que continuam a desenvolver-se ao longo do ciclo da vida e que são susceptíveis de verificar-se experimentalmente. Estudos recentes constataram que a sabedoria se situa em níveis muito altos de funcionamento humano, representado, por isso, o objectivo último do desenvolvimento. De facto, a sabedoria, tanto no passado como no presente, sempre se apresentou como o protótipo da idade adulta, na medida em que representa o ideal e a plenitude do desenvolvimento humano, não apenas ao nível cognitivo, mas também no que se refere às características da personalidade e à relação com o transcendente. A incidência experimental, relativa ao estudo da sabedoria, intensificou-se nos últimos anos, dado o interesse declarado dos psicólogos cognitivistas e desenvolvimentistas nos aspectos positivos do desenvolvimento humano”.
O Padre Prof. Doutor Paulo Alves dedicou a investigação ao Seminário de Resende, não tendo publicitado o acto ao qual assistiram familiares próximos, alguns sacerdotes, o Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, e o Sr. Vigário Geral.
Convém destacar que o neófito Doutor deixou uma marca distintiva em Resende pela forma atenta e sábia como coordenou a equipa de formação do Seminário e se relacionou com as instituições locais e com a população. Parabéns!