quarta-feira, dezembro 30, 2009

Festa de convívio da banda de música de S. Cipriano “A Velha”









A banda de música de S. Cipriano “A Velha” ofereceu à população, no passado domingo, uma festa de convívio. O programa integrou, às 10h45, uma homenagem aos músicos já falecidos com uma visita ao cemitério, onde o presidente da direcção, Henrique Francisco, fez questão de salientar o exemplo de dedicação e a memória de todos os companheiros que já partiram, tendo aí sido deposta uma coroa de flores. Às 11h30, quarenta e um elementos (seis instrumentistas e trinta e cinco vocalistas), entre os quais muitas crianças e jovens, abrilhantaram a celebração da Eucaristia, presidida pelo P. Abel Costa, coadjuvado pelo Diácono Tiago Cardoso. As várias vozes bem afinadas complementadas pelo som dos vários instrumentos, sob a direcção do maestro Jorge Manuel Pinto Cardoso, que executaram várias canções de Natal, emprestaram solenidade e festa às cerimónias da missa, cujas leituras reflectiram o tema da família. A homilia, proferida pelo Diácono Tiago Cardoso, a estagiar em Penedono, focou a importância da estabilidade familiar e do papel da experiência dos pais e dos mais velhos no desenvolvimento dos valores nos filhos e nos mais novos. Dirigiu também uma saudação especial aos elementos da banda de música, à qual pertenceu. O ofertório saiu da rotina habitual, pois comportou a oferta de vários instrumentos musicais a cada um dos quais foi associado um determinado significado simbólico, devidamente explicitado aos presentes.

À tarde, com início às 15h, teve lugar um concerto na sede da Casa do Povo, que contou com a participação de um numeroso público. Marcaram presença o Pároco, o Presidente da Câmara, a Vereadora da Cultura e os Presidentes das Juntas das Freguesias de S. Cipriano e de Ovadas. O Eng. António Borges proferiu um breve discurso, em que relevou o papel cultural e educativo das duas bandas de música de S. Cipriano, exigindo-se-lhe a cada uma delas que seja a melhor, tendo referido que esta competição saudável tem sido o fermento do dinamismo e do percurso de qualidade de ambas as bandas de música. A terminar, dirigiu uma saudação especial de parabéns à direcção e a todos os elementos da banda “A Velha” por este dia de festa que pretende comemorar os 169 anos da sua fundação. As várias músicas do programa prenderam a assistência e os muitos fãs presentes, que não se cansaram de pedir mais uma.

Este dia de convívio terminou com um lanche à população, em que não faltou o bolo-rei, febras, frango, pão, bom vinho e, sobretudo, boa disposição.