sábado, outubro 31, 2009
sexta-feira, outubro 30, 2009
Padre Agostinho Sousa

Deixou pai, mãe, a terra, tudo, tendo dedicado quase toda a vida, como sacerdote da Sociedade Missionária da Boa Nova, às instituições de ensino e gentes da diocese de Nampula (Moçambique).
terça-feira, outubro 27, 2009
segunda-feira, outubro 26, 2009
Lista independente ganha Assembleia/Junta de Freguesia de S. João de Fontoura
A lista independente PSJF (Por S. João de Fontoura) ganhou por 35 votos as eleições para a Assembleia/Junta de Freguesia de S. João de Fontoura, obtendo 314 votos frente à lista do PS que somou 279.
Refira-se que, em Feirão, a lista apoiada pelo PSD ganhou, ontem, as eleições para a respectiva Junta de Freguesia.
domingo, outubro 25, 2009
Eleições para a Junta de Freguesia de Feirão
Por ter menos de 150 eleitores (tem 135 inscritos ), a Junta de Freguesia de Feirão (Presidente, Secretário e Tesoureiro) será hoje, dia 25 de Outubro, eleita em Assembleia de cidadãos eleitores, que funcionará também como Assembleia de Freguesia ao longo do mandato.
sábado, outubro 24, 2009
Repetição das eleições para a Assembleia/Junta de Freguesia de S. João de Fontoura
Caim e Saramago
Todo o cristão lúcido sabe, como refere aqui Anselmo Borges na sua reflexão no DN de hoje, que a Bíblia não é um ditado divino e que precisa de interpretação. O fio condutor dessa interpretação ou hermenêutica tem a ver com a salvação plena e o sentido último. O que lá se encontra de desumano é para que o crente tome consciência do que nem o homem nem Deus devem ser.
sexta-feira, outubro 23, 2009
Livro de autoria de um nosso vizinho de Cinfães

quinta-feira, outubro 22, 2009
quarta-feira, outubro 21, 2009
Rescaldo das eleiçõs autárquicas
Resende está cada vez mais apetecível. Mas falta ainda muito civismo por parte dos construtores civis e da população e fiscalização e responsabilização por parte da Câmara Municipal e das autoridades em relação a comportamentos violadores do ambiente. Na volta pelas várias freguesias em vésperas de eleições autárquicas não gostei de ver entulhos e carros abandonados um pouco por todo o concelho.
segunda-feira, outubro 19, 2009
Saramago fez leitura "completamente unilateral" da Bíblia, considera Anselmo Borges
Sacerdote católico, teólogo e filósofo, professor no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Coimbra, Anselmo Borges disse à Lusa que o escritor "só apresentou um dos aspectos da Bíblia", comentando a propósito que em Portugal "há muita ignorância" acerca dos textos sagrados para cristãos e judeus.
O apontamento da Lusa pode ser lido aqui
As palavras de Anselmo Borges são também comentadas aqui.
O apontamento da Lusa pode ser lido aqui
As palavras de Anselmo Borges são também comentadas aqui.
Ainda o ranking dos estabelecimentos de ensino de Resende
No ranking do jornal Público para o ensino secundário, o Externato D. Afonso Henriques ocupa a 117.ª posição ( com a média de 11,57) de acordo com a ordenação da melhor para a pior média dos exames das oito disciplinas mais concorridas de 600 estabelecimentos de ensino, enquanto a Escola Secundária D. Egas Moniz ocupa a 508.ª (com a média de 9,52). De entre os 115 estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, o Externato de Resende situa-se na 51.ª posição.
No ranking do Expresso (em que são tidas em conta as 12 disciplinas com maior número de alunos inscritos ou que são nucleares nos diferentes cursos), o Externato D. Afonso Henriques ocupa o 95.º lugar e a Escola Secundária D. Egas Moniz o 448.º
No que respeita aos exames do 9.º ano, do conjunto das 1292 escolas com o 3.º ciclo do ensino básico o Externato ocupa o 745.º lugar e a Escola Secundária o 1205.º
domingo, outubro 18, 2009
sábado, outubro 17, 2009
Pecado original e política
Três impulsos fundamentais movem o ser humano: o prazer, o ter e o poder, como refere Anselmo Borges no DN de hoje, cujo texto pode ler aqui.
sexta-feira, outubro 16, 2009
Barca de Estudo em Resende
Depois do grande sucesso da Barca dos Sabores, chegou a hora de dar à luz outro sonho de menino. Nasceu em Resende a Barca de Estudo. É um espaço para os mais novos com vontade de se afirmarem na vida e no futuro. Aqui aprendem: música, pintura, trabalhos manuais; aqui têm estudo acompanhado pela professora Sara Maia desde as 9h às 12h e das14h às 19h e explicações a todas as disciplinas com vários professores. Esta iniciativa conta ainda com a colaboração da Doutora Rita Diogo, psicóloga que dispensa apresentações. Se é mãe ou pai passe por este espaço, que fica junto à escola primária de Resende.
Para mais informações telefone para José Peralta, n.º 914702986.
quinta-feira, outubro 15, 2009
quarta-feira, outubro 14, 2009
Universidade de Coimbra considerada a melhor de Portugal pelo jornal "The Times"
A Universidade de Coimbra (UC) foi considerada, pelo quarto ano consecutivo, a melhor instituição de ensino superior portuguesa no "ranking" do jornal britânico "The Times", conforme notícia que pode ler aqui.
É a verdadeira Alma Mater para mim, que aqui tirei o curso, para a Graciete onde é Professora de Psicologia, para o Anselmo onde lecciona Filosofia, para o Bruno que aqui tirou o Mestrado de Engenharia do Ambiente, para o Ivo onde cursa Jornalismo e para muitos resendenses que aqui estudam ou tiveram a dita de estudar.
Coimbra tem mesmo mais encanto.
terça-feira, outubro 13, 2009
Ranking do Externato D. Afonso Henriques e Escola Secundária D. Egas Moniz nos exames nacionais
De acordo com o ranking elaborado pelo Jornal de Notícias (link)que está ordenado pelas classificações de exame (CE) nas oito disciplinas com o maior número de inscrições, o Externato D. Afonso Henriques aparece em 117.º lugar (com a média da classificação de exames-CE=11,57 e média da classificação final das disciplinas=12,54) e a Escola Secundária D. Egas Moniz em 510.º (com a média de classificação de exames-CE=9,52 e média da classificação final das disciplinas=12,38) no conjunto de 604 estabelecimentos de ensino.
Colégios Fomento nas primeiras posições do ranking das melhores escolas
Os Colégios Fomento ( Mira Rio, Planalto, Horizonte e Cedros) encontram-se entre os estabelecimentos de ensino com melhor média nas classificações dos exames. O Colégio Mira Rio está mesmo posicionado no 1.º lugar do ranking.
Parabéns mais uma vez ao Dr. Jorge Renato Gonçalves de Sá Maciel, presidente da Fomento/Soci, que é casado com uma nossa conterrânea e que adoptou a nossa terra como sua.
segunda-feira, outubro 12, 2009
Dia da Escola Secundária e homenagem ao Dr. Gabriel
Amanhã, dia 13 de Outubro, a Escola Secundária Dom Egas Moniz, em Resende, comemora o seu 22º aniversário. Para além do programa de actividades culturais e desportivas destinadas aos alunos, a Escola convida todos os seus antigos professores para se associarem à Homenagem ao seu antigo Presidente do Conselho executivo, Dr. José Dias Gabriel. Após a homenagem os convivas vão participar no habitual jantar do dia da Escola.
domingo, outubro 11, 2009
Identificação de aldeias com nomes de ruas
Não gosto que se confunda e identifique uma aldeia com nome de rua. Assim Formigal, Quintãs, Córdova, Paredinhas... são identificadas com placas de Rua do Formigal, Rua de Córdova, Rua de Paredinhas...acrescidas de Caminho da Eira Velha, Beco da Ínsua...
Não seria mais adequado identificar com placas as várias aldeias, sendo as habitações numeradas (ex. Córdova, Casa n.º 101)?
Não seria mais adequado identificar com placas as várias aldeias, sendo as habitações numeradas (ex. Córdova, Casa n.º 101)?
Carta informal aos meus filhos, lá bem longe
Bruno e Ivo:
Escrevo-vos no rescaldo da vitória de Portugal frente à Hungria. Ao entusiasmo de cada golo transportei a presença da vossa vibração e da vossa alegria. Tu, Bruno, saíste confiante como sempre de cachecol em riste e foste ver o jogo com os amigos. O futebol é para ti um pretexto de festa e de convívio. E tu, Ivo, equipaste-te a rigor e seguiste o espectáculo como uma conjugação de uma arte com passes de mágica e de um combate bem estruturado e preparado ao pormenor. De tão longe, no Brasil e na Austrália, senti-vos tão perto.
Fui para Resende na passada 5.ª feira, donde cheguei cerca das 19h de sábado. Gosto sempre de ir à terra onde nasci, mas esta viagem tinha contornos especiais. Não é todos os dias que há eleições autárquicas. Desta vez, a intenção foi percorrer o caminho das eleições pelas várias freguesias, fazendo o levantamento da paisagem dos cartazes e da propaganda das várias listas por montes e vales, por caminhos e aldeias. Foi uma oportunidade feliz de experimentar o jipe (que se portou à
altura) e de partilhar convosco o percurso que fiz.
Quando era da vossa idade e partia em viagem, o vosso avô Alfredo recomendava-me sempre para escrever um postal quando chegasse. E nunca falhei. Sempre fui de poucas falas, dizem. E na volta de correio, lá chegava o tal postal. Depois, quando as saudades apertavam , lá seguia uma carta mais longa. Neste percurso relembrei as terras que palmilhei em pequeno, para feiras, festas, fazendo recados ou até levando a marmita do almoço para o vosso avô. Não posso, por isso, deixar de partilhar o que observei nestes dias por estas terras que são parte de mim e de que vos incuti igual gosto.
Como já referi, segui por aí acima na passada 5.ª feira. Cheguei a Feirão por volta das 13h, em início de tarde com bastante nebulosidade. À entrada, estavam posicionados dois ou
tdoors com os candidatos à Câmara Municipal pelo PS e pelo PSD. E nada mais mais fazia lembrar eleições. Ali perto, estava uma pastora a recolher uma dúzia de ovelhas. Depois passei no meio da aldeia sem ver vivalma. Já agora para vossa informação vos digo que Feirão tem menos de 150 eleitores e, por isso, no próximo domingo não haverá aqui eleições para a assembleia de freguesia. Esta será substituída pela assembleia de cidadãos eleitores, sendo o respectivo presidente da junta eleito pelo plenário. Após passar Feirão, saquei de uma sandes e de umas maçãs que saboreei junto a um penedo.
Depois, bem depois, fui até à Talhada. Na aldeia, a mesma cena, que se irá repetir sempre nas localidades principais: dois outdoors (Eng. António Borges e Prof. Joaquim Rodrigo) e faixas de plástico apelando ao voto no PSD. Na Panchorra, observei um grupo de seis pessoas falando animadamente no largo junto à igreja. Infelizmente, preferia não ver vazadouros de entulhos junto à estrada, em plena serra de Montemuro.
Seguidamente, dirigi-me à Panchorrinha, que descansava tranquila sob nevoeiro ameno. O único registo a lembrar eleições era um convite, afixado no abrigo da paragem dos autocarros, para um arraial "no domingo, dia 4 de Outubro, a partir das 14:30, no campo de futebol do Rodo, com muita animação, rancho folclórico e porco no espeto", organizado pelo PSD. Na Granja, finalmente pude ver um pl
acard com um candidato a presidente da junta (de Ovadas), Ricardo Colaço, pelo PSD.
Já, em S. Cipriano, a lista de independentes PSC Por S. Cipriano estava publicitada em vários placards. Elementos da mesma foram vistos a fazer propaganda porta a porta, em viatura cujos altifalantes apregoavam apelos ao voto. De resto, a vindima ainda prosseguia por aqui.
Na descida para Freigil, enquanto era forçado a uma paragem para manobras de máquinas em arranjo e requalificação da respectiva estrada, ia ouvindo ao longe apelos ao voto no PS para a Câmara Municipal.
Muito perto de Miomães, trabalhava-se afanosamente para terminar um parque com bancos e mesas de pedra.
Em S. Romão, junto ao Lar e Centro de Dia, lá estavam os outdoors com as duas "vedetas" habituais. Na descida, um carro velho (que devia estar na sucata) jazia junto às bermas.
Já, em Anreade, uma lista do PCP à respectiva junta de freguesia marcava a diferença.
No percurso de Resende até à igreja de Cárquere nada havia que lembrasse eleições, a não ser os tais dois outdoors.
A aposta de maior número de placards e outros meios de propaganda por parte do PS e PSD recaiu na vila. A presença do PCP é modesta.
Na 6.ª feira à tarde, passei por S. Martinho de Mouros, Barrô e S. João de Fontoura. A destoar da monotonia da passagem eleitoral, há a assinalar a propaganda da lista independente a esta última freguesia PSJF (Por S. João de Fontoura), que se recandidata ao 2.º mandato. Neste percurso, fui ouvindo propaganda do PS e PSD vinda de altifalantes montados em tejadilhos de carros. Já na vila, pude observar uma arruada com militantes do PS e o desenrolar dos preparativos da festa desse di
a à noite com Adelaide Ferreira, no Largo da Feira. Contactei a sede de campanha do PSD para saber se haveria alguma iniciativa para o encerramento , tendo sido informado que, por opção bem ponderada, não estava prevista nenhuma acção especial.
Ontem, sábado, ainda tive tempo de dar uma volta até junto da igreja de Paus, onde pude observar um outdoor do candidato do PSD à junta de freguesia, Paulo Coelho. Bem próximo, decorriam as obras do futuro estacionamento de viaturas. Já a caminho de Coimbra, parei em Felgueiras, mas nada vi que me chamasse a atenção.
Já quase a terminar esta viagem, convém referir que o PS não apresenta qualquer outdoor de candidatos a presidentes de junta. Preferiu apostar em desdobráveis "assinados" pelo candidato à CM, António Borges, e candidato à respectiva Junta de Freguesia, em que são salientadas as obras feitas pela Câmara e pela Junta (no caso de ser da mesma cor partidária), tirando partido desta convergência.
O PS e o PSD apostaram numa campanha de proximidade: rua a rua e porta a porta. Nunca as pessoas se sentiram tão importantes e imprescindíveis, valendo por igual o voto do rico e do pobre, do culto e do ignorante.
Bruno e Ivo, conhecendo como conheço a vossa irrequietude, se fôsseis chamados a opinar sobre as linhas-força destas eleições, não deixaríeis de apregoar e fazer a pedagogia democrática da diversidade, da pluralidade, do respeito pela diferença de ideias e das vantagens do poder ser contrabalançado pelo contributo saudável de uma oposição forte e clara. Aprendestes que a resolução dos pro
blemas pode ser facilitada pelo desenvolvimento de diferentes perspectivas e metodologias. Vocês sabem que o fermento do progresso e do desenvolvimento reside no confronto democrático das ideias. Diferentes entendimentos seriam para vocês um estímulo (e nunca um obstáculo) ao desenvolvimento, desejado por todos.
Já tenho saudades dos debates acalorados que sempre animaram os nossos jantares, tendo como pressuposto os princípios atrás expostos. Reconheço em ti, Bruno, um tribuno ágil, "um osso" difícil de roer. Admiro em ti, Ivo, a reflexão e a ironia sempre certeira.
Esta carta já vai longa. Tenho de terminar. Como ilustração e para memória futura, junto algumas fotos que fui tirando pelas 15 freguesias, designadamente de material de propaganda exposto ou de distribuição.
Não imaginais quanto orgulho sinto por vós. Um grande abraço do pai.




Fui para Resende na passada 5.ª feira, donde cheguei cerca das 19h de sábado. Gosto sempre de ir à terra onde nasci, mas esta viagem tinha contornos especiais. Não é todos os dias que há eleições autárquicas. Desta vez, a intenção foi percorrer o caminho das eleições pelas várias freguesias, fazendo o levantamento da paisagem dos cartazes e da propaganda das várias listas por montes e vales, por caminhos e aldeias. Foi uma oportunidade feliz de experimentar o jipe (que se portou à
Quando era da vossa idade e partia em viagem, o vosso avô Alfredo recomendava-me sempre para escrever um postal quando chegasse. E nunca falhei. Sempre fui de poucas falas, dizem. E na volta de correio, lá chegava o tal postal. Depois, quando as saudades apertavam , lá seguia uma carta mais longa. Neste percurso relembrei as terras que palmilhei em pequeno, para feiras, festas, fazendo recados ou até levando a marmita do almoço para o vosso avô. Não posso, por isso, deixar de partilhar o que observei nestes dias por estas terras que são parte de mim e de que vos incuti igual gosto.
Como já referi, segui por aí acima na passada 5.ª feira. Cheguei a Feirão por volta das 13h, em início de tarde com bastante nebulosidade. À entrada, estavam posicionados dois ou
Depois, bem depois, fui até à Talhada. Na aldeia, a mesma cena, que se irá repetir sempre nas localidades principais: dois outdoors (Eng. António Borges e Prof. Joaquim Rodrigo) e faixas de plástico apelando ao voto no PSD. Na Panchorra, observei um grupo de seis pessoas falando animadamente no largo junto à igreja. Infelizmente, preferia não ver vazadouros de entulhos junto à estrada, em plena serra de Montemuro.
Seguidamente, dirigi-me à Panchorrinha, que descansava tranquila sob nevoeiro ameno. O único registo a lembrar eleições era um convite, afixado no abrigo da paragem dos autocarros, para um arraial "no domingo, dia 4 de Outubro, a partir das 14:30, no campo de futebol do Rodo, com muita animação, rancho folclórico e porco no espeto", organizado pelo PSD. Na Granja, finalmente pude ver um pl
Já, em S. Cipriano, a lista de independentes PSC Por S. Cipriano estava publicitada em vários placards. Elementos da mesma foram vistos a fazer propaganda porta a porta, em viatura cujos altifalantes apregoavam apelos ao voto. De resto, a vindima ainda prosseguia por aqui.
Na descida para Freigil, enquanto era forçado a uma paragem para manobras de máquinas em arranjo e requalificação da respectiva estrada, ia ouvindo ao longe apelos ao voto no PS para a Câmara Municipal.
Muito perto de Miomães, trabalhava-se afanosamente para terminar um parque com bancos e mesas de pedra.
Em S. Romão, junto ao Lar e Centro de Dia, lá estavam os outdoors com as duas "vedetas" habituais. Na descida, um carro velho (que devia estar na sucata) jazia junto às bermas.
Já, em Anreade, uma lista do PCP à respectiva junta de freguesia marcava a diferença.
No percurso de Resende até à igreja de Cárquere nada havia que lembrasse eleições, a não ser os tais dois outdoors.
A aposta de maior número de placards e outros meios de propaganda por parte do PS e PSD recaiu na vila. A presença do PCP é modesta.
Na 6.ª feira à tarde, passei por S. Martinho de Mouros, Barrô e S. João de Fontoura. A destoar da monotonia da passagem eleitoral, há a assinalar a propaganda da lista independente a esta última freguesia PSJF (Por S. João de Fontoura), que se recandidata ao 2.º mandato. Neste percurso, fui ouvindo propaganda do PS e PSD vinda de altifalantes montados em tejadilhos de carros. Já na vila, pude observar uma arruada com militantes do PS e o desenrolar dos preparativos da festa desse di
Ontem, sábado, ainda tive tempo de dar uma volta até junto da igreja de Paus, onde pude observar um outdoor do candidato do PSD à junta de freguesia, Paulo Coelho. Bem próximo, decorriam as obras do futuro estacionamento de viaturas. Já a caminho de Coimbra, parei em Felgueiras, mas nada vi que me chamasse a atenção.
Já quase a terminar esta viagem, convém referir que o PS não apresenta qualquer outdoor de candidatos a presidentes de junta. Preferiu apostar em desdobráveis "assinados" pelo candidato à CM, António Borges, e candidato à respectiva Junta de Freguesia, em que são salientadas as obras feitas pela Câmara e pela Junta (no caso de ser da mesma cor partidária), tirando partido desta convergência.
O PS e o PSD apostaram numa campanha de proximidade: rua a rua e porta a porta. Nunca as pessoas se sentiram tão importantes e imprescindíveis, valendo por igual o voto do rico e do pobre, do culto e do ignorante.
Bruno e Ivo, conhecendo como conheço a vossa irrequietude, se fôsseis chamados a opinar sobre as linhas-força destas eleições, não deixaríeis de apregoar e fazer a pedagogia democrática da diversidade, da pluralidade, do respeito pela diferença de ideias e das vantagens do poder ser contrabalançado pelo contributo saudável de uma oposição forte e clara. Aprendestes que a resolução dos pro
Já tenho saudades dos debates acalorados que sempre animaram os nossos jantares, tendo como pressuposto os princípios atrás expostos. Reconheço em ti, Bruno, um tribuno ágil, "um osso" difícil de roer. Admiro em ti, Ivo, a reflexão e a ironia sempre certeira.
Esta carta já vai longa. Tenho de terminar. Como ilustração e para memória futura, junto algumas fotos que fui tirando pelas 15 freguesias, designadamente de material de propaganda exposto ou de distribuição.
Não imaginais quanto orgulho sinto por vós. Um grande abraço do pai.
sábado, outubro 10, 2009
Neurociências e liberdade
Com a biotecnolgia o novo continente científico é o cérebro, e a pergunta é se, com os avanços neste domínio, o enigma do homem será finalmente superado ou se, pelo contrário, ele permanecerá. Grandes debates se travam entre as neurociências e a filosofia, precisamente por causa de temas candentes e incendiários, como a subjectividade, a autodeterminação, a vontade livre.
Pode continuar a ler aqui a reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje.
Pode continuar a ler aqui a reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje.
sexta-feira, outubro 09, 2009
quarta-feira, outubro 07, 2009
Deslizamento de pedra provoca um morto em S. João de Fontoura
Uma pessoa morreu esta manhã vítima do deslizamento de uma pedra na freguesia de São João de Fontoura, concelho de Resende. O homem, de 60 anos, estava no interior da sua viatura, quando esta foi atingida por parte de um rochedo. Na origem da derrocada terá estado o mau tempo na região.
O deslizamento ocorreu pelas 08h45, quando a vítima se encontrava no interior da viatura perto de uma paragem de autocarros em São João de Fontoura. Rui Moura, dos Bombeiros Voluntários de Resende, indicou ao PÚBLICO que o veículo estava estacionado junto a um muro de betão, que suporta uma zona rochosa na freguesia. Uma pedra acabou por deslizar pela encosta e embater contra a viatura, atingindo a vítima que se encontrava no lugar do condutor.
A equipa de socorro que se deslocou ao local transportou a vítima para o Centro de Saúde de Resende, mas esta não sobreviveu aos ferimentos.
As razões que estiveram na origem da derrocada ainda não firam apuradas, mas tudo indica que terá sido provocada pelas fortes chuvas que se fizeram sentir esta manhã. (Notícia transcrita do Público)
O deslizamento ocorreu pelas 08h45, quando a vítima se encontrava no interior da viatura perto de uma paragem de autocarros em São João de Fontoura. Rui Moura, dos Bombeiros Voluntários de Resende, indicou ao PÚBLICO que o veículo estava estacionado junto a um muro de betão, que suporta uma zona rochosa na freguesia. Uma pedra acabou por deslizar pela encosta e embater contra a viatura, atingindo a vítima que se encontrava no lugar do condutor.
A equipa de socorro que se deslocou ao local transportou a vítima para o Centro de Saúde de Resende, mas esta não sobreviveu aos ferimentos.
As razões que estiveram na origem da derrocada ainda não firam apuradas, mas tudo indica que terá sido provocada pelas fortes chuvas que se fizeram sentir esta manhã. (Notícia transcrita do Público)
Início das aulas
Entretanto, o professor Amadeu Loureiro reformou-se a meio do ano, tendo sido substituído por um mestre regente, dos lados de S. Pedro do Sul. À segunda-feira, deixava a motorizada em Penude e vinha por aí abaixo, apresentando-se na escola de Córdova por volta das 11h. Em dias de chuva, antes do início das aulas, como prevenção contra as constipações, recolhia ao palheiro do lado para se esfregar com álcool.
O aquecimento da sala de aula processava-se através de energias alternativas e verdadeiramente ecológicas. Tal como aconteceu com a sagrada família, em Belém, o calor era proveniente dos bafos das vacas da loja, feita curral, e dos respectivos excrementos, cujos vapores subiam e se libertavam pelos muitos buracos e frinchas da sala.
O aquecimento da sala de aula processava-se através de energias alternativas e verdadeiramente ecológicas. Tal como aconteceu com a sagrada família, em Belém, o calor era proveniente dos bafos das vacas da loja, feita curral, e dos respectivos excrementos, cujos vapores subiam e se libertavam pelos muitos buracos e frinchas da sala.
domingo, outubro 04, 2009
Noite de lua cheia

Lua do vale de Paus, lua maravilha
Inspiradora de letras e cantares
Mãe, irmã e filha de todo o esplendor
Brilha sempre e em todos os lugares.
sábado, outubro 03, 2009
Os cristãos e a crise
Frente a este título, temos, logo à partida, de reconhecer que é nos países de maioria cristã que estão os responsáveis maiores pela crise. Não foi no hemisfério Norte que começou? Por outro lado, é na Europa que se encontra hoje o melhor nível de vida da história, e o modelo social europeu é invejado. Mas há uma pergunta, aparentemente cínica, para a qual não é fácil encontrar resposta definitiva: somos ricos à custa do Terceiro Mundo? Eles são pobres porque nós somos ricos?
Leia aqui o artigo de Anselmo Borges, subordinado ao tema em epígrafe, publicado no DN de hoje.
Leia aqui o artigo de Anselmo Borges, subordinado ao tema em epígrafe, publicado no DN de hoje.
sexta-feira, outubro 02, 2009
Declaração com interesse
Este blogue é um espaço de afectos e tem como pretensão unir os resendenses, dando notícia do que vai acontecendo no nosso concelho e enaltecendo as nossas singularidades, o nosso património e as realizações que se vão sucedendo em prol de um futuro melhor. Por isso, manter-se-á equidistante da campanha para as próximas eleições autárquicas, abstendo-se de comentar e noticiar iniciativas (até ao próximo dia 11) que possam ser vistas como estando a favorecer ou tomar partido por determinada(s) lista(s) concorrente(s).
Não entrando em contradição com esta opção de independência, este blogue publicará para memória futura cartazes, fotos de candidatos, panfletos, autocolantes e outro material de propaganda, que importa preservar.
Não entrando em contradição com esta opção de independência, este blogue publicará para memória futura cartazes, fotos de candidatos, panfletos, autocolantes e outro material de propaganda, que importa preservar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)