Mostrar mensagens com a etiqueta Freigil. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Freigil. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, março 04, 2014

Explosão de forno queimou mulher em Resende *

Uma mulher de 37 anos sofreu, esta segunda-feira à noite, queimaduras de 1º e 2º graus, após uma explosão no forno da cozinha da casa que habita, em Cabeço de Freigil, Resende.
De acordo com o comandante dos bombeiros voluntários de Resende, Sérgio Monteiro, "a mulher estava a fazer um bolo e o forno explodiu", explicou.
A vítima "sofreu queimaduras em 20% do corpo" , adiantou.
No local, esteve a viatura de Suporte de Vida Básica de Cinfães e a Viatura Médica de Emergência Médica de Vila Real .
A explosão destruiu as portas da cozinha da habitação, no segundo andar, onde ocorreu a explosão, mas a casa ficou com condições de habitabilidade. 
*Retirado do JN (link)

quarta-feira, abril 18, 2012

Entrevista com o Presidente da Junta de Freigil

 Decorreu ao longo de um jantar no restaurante Gentleman, tendo sido publicado no Jornal de Resende, número de Março de 2012,  o resultado desta interessante conversa com Manuel Jorge Cardoso, que já se encontra n' "O Canastro" (link).
 Também no Facebook (www.facebook.com/paus.resende)

sábado, novembro 26, 2011

Dia da Floresta autóctone assinalado em Resende: Crianças plantam dezenas de árvores no Penedo de S. João*

O Presidente da Câmara Municipal de Resende deslocou-se, no dia 23 de Novembro, à freguesia de Freigil, para participar na plantação de árvores, no âmbito da I Semana da Floresta promovida pela Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega.
Assim, a freguesia de Freigil, mais propriamente a zona envolvente ao Penedo de S. João, recebeu 180 árvores de espécies autóctones, entre carvalhos e pinheiros mansos, que foram plantadas com o apoio de 22 alunos que frequentam o 4.º ano de escolaridade no Centro Escolar de Resende.
Esta iniciativa da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega com o apoio do Município de Resende, para além de assinalar o Dia Internacional da Floresta Autóctone, pretende sensibilizar a população em geral, os proprietários florestais e a comunidade escolar para a necessidade de defesa da floresta e da gestão florestal sustentável.
De referir que o Dia da Floresta Autóctone foi instituído com o objectivo de promover a importância da conservação das florestas naturais, pois trata-se de um dia mais adaptado às condições climatéricas portuguesas, para se proceder à sementeira, ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta assinalado no dia 21 de Março, que foi criado, inicialmente, para os países do Norte da Europa.
O Gabinete de Comunicação e Imagem da CM Resende

terça-feira, agosto 31, 2010

HISTÓRIAS DE UMA VIDA EM FREIGIL: Chamo-me Maria Alice Teixeira de Sousa e nasci em Freixo de Cima, Amarante, há 82 anos

Leia aqui a história de vida deste simpático casal de Freigil, que foi publicada no Jornal de Resende, número de Julho de 2010.

segunda-feira, junho 21, 2010

Freigil festejou santos populares

Antecipando o dia de S. João, a Junta de Freguesia de Freigil organizou no passado sábado, com início às 19h00, no Pavilhão Gimnodesportivo, uma sardinhada para a população. Com animação musical, os convivas tiveram também à disposição caldo verde, broa e vinho.

domingo, outubro 11, 2009

Assembleia de Freguesia de Freigil

Clicar na imagem para ampliar.

quinta-feira, julho 30, 2009

Festa em honra de Nossa Senhora do Socorro, em Freigil

Dia 31 de Julho (6-ª feira): 21h30-Baile com a actuação do conjunto "Império D'Ouro"
Dia 1 de Agosto (sábado): 21h30-Baile com a actuação da banda "MEDKAVE"; 23h30-Sessão de fogo de artifício; Cont. do baile
Dia 2 de Agosto (domingo): Entrada da banda de música de S. Cipriano "A Nova"; 10h30-Majestosa procissão de andores e figuras bíblicas da capela de Vinhais até à igreja; 11h30-Missa solene; 15h00-Actuação da banda de música; 20h00-Encerramento

domingo, dezembro 28, 2008

Presépio (2008) da igreja de Freigil

Fotos remetidas pelo Prof. Silvério Guedes a quem agradeço.

terça-feira, agosto 28, 2007

Anoitecer na Lagariça

Vale sempre a pena desfrutar das águas límpidas do rio Cabrum junto à ponte da Lagariça, lanchar por aquelas bandas e ver ali ao lado os moinhos a funcionar, relembrando tempos antigos.
Foi assim numa tarde recente, que se prolongou até ao anoitecer, tendo a viagem de regresso sido efectuada sob os olhares da quase lua cheia que irrompeu por cima dos céus de Ovadas.