quarta-feira, maio 13, 2009

Juventude de Anreade é campeão da 3.º Divisão de Andebol e estudantes aprendem artes da olaria

A sagração do Juventeude de Anreade como vencedor da fase final do Campeonato Nacional da III Divisão de Voleibol, que se realizou recentemente no Pavilhão de Anreade, é um feito a assinalar.
Uma referência também para o workshop "Artes do Neolítico", dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, que o Museu Municipal de Resende organizou. Através desta iniciativa, os participantes tomaram contacto com o barro, muito semelhante ao extraído pelos antigos oleiros na barreira de Montemuro. O workshop foi dividido em duas fases: numa primeira fase, sob orientação da ceramista Lurdes Gomes, os alunos procederam à modelação e decoração das peças de cerâmica de acordo com as técnicas praticadas no neolítico (bola e columbina + esgrafitagem); numa 2.ª fase, os alunos participaram na preparação da soenga para a cozedura do barro, acção orientada pelo Mestre Oleiro César Teixeira.
Acho que estas acções também devem servir para sensibilizar os jovens para que retomem a herança dos artistas do vale de Paus e de S. Martinho de Mouros. Esta será a maior homenagem que se poderá prestar ao Meste Joaquim, de Fazamões. É um ofício, que enriquecerá culturamente o nosso concelho e que poderá ser compensador nestes tempos de crise.