terça-feira, maio 19, 2009

Encontro diocesano de jovens em Cárquere

Este ano, Resende teve a honra de acolher e colaborar na organizarção da XXIV Jornada Diocesana da Juventude, cujo evento teve lugar no passado sábado em Cárquere, tendo reunido à volta de 1.500 jovens, provenientes dos 14 concelhos (Arciprestados) da Diocese de Lamego. Foi o culminar do plano de actividades levadas a efeito pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, dirigidas aos muitos grupos de jovens, associações juvenis e escuteiros das várias paróquias da Diocese, que, por sua vez, contam em cada concelho (Arciprestado) com um Conselho Arciprestal de Juventude e com um sacerdote responsável pela pastoral juvenil, que em Resende é o Padre José Augusto Marques.
Cárquere foi invadida por uma multidão de jovens, que revestiu o Carvalhal e zona envolvente de mil cores, canções, jogos, dramatizações, muita criatividade, irreverência, projectos, sonhos. Receptivos a aceitar novas apostas, a ponderar caminhos, a ouvir propostas, a afrontar exigências, a aferir critérios, a desafiar a resignação e o pessimismo reinante.
A partir das 09h30, teve início a caminhada em direcção ao Carvalhal, ao longo da qual ocorreram três sessões de tetralização/dramatização: i) aliança de Deus com os homens e aliança matrimonial, em que se procurou destacar o valor do matrimónio; ii)chamamento dos apóstolos e cura do cego de nascença, em que se chamou a atenção para a importância do sacramento da ordem e para o papel dos sacerdotes, e iii) conversão de S. Paulo, atendendo ao ano jubilar comemorativo do bimilenário do nascimento deste apóstolo.
À chegada do Carvalhal, os jovens podiam visitar várias tendas: i) tenda com o Santíisimo exposto; ii) tenda vocacional, da responsabilidade dos Missionários Combonianos e iii) tenda do Escutismo (CNE de Resende e Escuteiros da Europa, com sede em Moimenta da Beira. Quem se quisesse confessar tinha à sua disposição 1o padres, espalhados pelo recinto, que esperavam os "penitentes" debaixo do aconchego de uma árvore.
Às 12h30, teve início a celebração da missa, presidida por D. Jacinto, Bispo de Lamego, tendo sido concelebrada por 28 sacerdotes, e que foi marcada por um registo diferente de músicas e cânticos(preparados pelo P. Marcos Alvim), de leituras e de momentos cénicos(como no momento da confissão em que foram queimados cartazes aludindo/referindo pecados do nosso tempo e no momento da paz em que foi dramatizada a guerra e a conquista da paz). D. Jacinto, na homilia, apelou aos jovens, na linha de João Paulo II, para que não tenham medo de abraçar causas e de dizer sim ao essencial, que está contido no testemunho de Cristo. "Dizei sim a Deus, um Amigo imprescindível", referiu. E ainda: "tende em atenção o exemplo de Paulo, um jovem como muitos de vocês, que experienciou a conversão radical em Cristo, tornando-se o incansável apóstolo da Boa Nova".
Eram já cerca das 14h00 quando teve início o almoço partilhado.
Às 15h30, começou a tarde de convívio, que teve a participação de muitos grupos, partilhando canções, testemunhos e representações teatrais. Subiram ao palco, entre outros, um grupo de seminaristas (muito comunicativos e assertivos na comunicação das suas opções) e grupos de jovens de Castro Daire, Almacave, Mêda, Cinfães, Sernancelhe, Ferreirim, Sé, Soutelo do Douro, o grupo de animadores e um grupo de "convivas".
A terminar, teve lugar a oração do envio, o anúncio do arciprestado organizador da jornada do próximo ano, que será Penedono, e a despedida (com aceno de lenços coloridos).
Este foi, sem dúvida, o maior evento de jovens que Resende acolheu em toda a sua história.