quinta-feira, abril 30, 2009

Seminário de Resende em destaque com acção de promoção vocacional

Enquanto muitas dioceses fecharam os seminários, queixando-se de falta de vocações e de interessados em seguir o sacerdócio, a Diocese de Lamego, em contra-ciclo, apostou na sua continuidade e na importância do seu papel. E os frutos aí estão. Presentemente, o Seminário de Resende é frequentado por 37 alunos e o de Lamego por 16. E as ordenações de padres sucedem-se a um ritmo invejável em tempos de míngua e contracção religiosa.
Em Resende, o Sr. Bispo apostou numa equipa de formação jovem e irrequieta, capaz de mobilizar os jovens dentro e fora de portas, que não tem descurado a promoção vocacional. Neste âmbito, terminou no passado dia 26 de Abril uma iniciativa que abrangeu todas as 17 paróquias de Cinfães, levada a efeito por sacerdotes, seminaristas e um antigo aluno. Desde Outubro, aos sábados e domingos, foi dada a conhecer “abertamente” a vivência diária num Seminário, mas também “num tom pessoal", havendo partilha de testemunhos e opções vocacionais, como referiu o Pe. Paulo Alves, Vice-Reitor do Seminário (à Agência Ecclesia- link) que assegurou ser o testemunho dos seminaristas o factor central nesta acção.
Apesar dos poucos recursos, este responsável reafirma a vontade de cobrir todas as paróquias da diocese com acções de promoção vocacional.
Os resultados só serão visíveis dentro de 5/6 anos. Contudo o último encontro do pré-Seminário teve mais 24 jovens.