segunda-feira, abril 27, 2009

Apresentação d' "A Viúva de Goujoim"

Com muitos participantes (entre familiares, amigos, párocos, presidentes de Junta de Freguesia, presidentes/directores de instituições concelhias, vereadores e presidente da Câmara Municipal), decorreu no sábado, dia 25 de Abril, com início às 21h30, a sessão de apresentação do último romance de J. Correia Duarte, A Viúva de Goujoim.
Antes do início, o autor já se encontrava no hall a responder às muitas solicitações de autógrafos. Foi uma sessão com momentos variados e criativos, que incluiu interpretações musicais por um dueto (viola e violino) da banda de S. Cipriano "A Velha", leitura de pequenos textos retirados do romance, a apresentação pelo Cónego João António Pinheiro Teixeira, a saudação do autor, Dr. Joaquim Correia Duarte, e a intervenção do presidente da CM. Eng. António Borges.
A vereadora da cultura, Prof. Dulce Pereira, deu vida a três textos significativos do livro, imitando e incorporando os diálogos entre os vários personagens com a pronúncia característica ( sotaque brasileiro e a pronúncia das gentes das nossas aldeias), que encantou os presentes. Ouvi até alguém dizer que "a sra. vereadora arromeda muito bem".
O Doutor João António Teixeira introduziu magnificamente a obra e o autor, referindo que o mesmo é um homem de muitos recursos, que nunca se esquece do pé que pisa. "Respira Resende e sabe de Resende, cujos textos têm ressonâncias telúricas", afirmou.
O Dr. Joaquim Correia Duarte abriu um pouco o véu sobre a origem/inspiração do romance, que se baseou numa história contada recentemente por um colega de Armamar (P. Silvestre) e situou a narração no contexto da época, agradecendo, de forma emotiva, o apoio da família (e de um modo particular das irmãs), o interesse dos leitores, a colaboração de amigos e o contributo da Câmara Municipal.
O Eng. António Borges terminou, referindo que a afirmação de Resende na sua marca identitária muito deve ao Sr. P. Joaquim Correia Duarte. Citou, a propósito, Fernando Pessoa, que escreveu: "há duas espécies de poetas/escritores-os que pensam o que sentem e o que sentem o que pensam", dizendo a terminar que o Sr. P. Joaquim faz parte desta estirpe de escritores.
O romance encontra-se à venda nos Postos de Turismo de Resende e das Caldas de Aregos e no Museu Municipal, na Papelaria Lina e Couto (Resende), Livraria Gráfica (Lamego), Livraria Latina e Livraria Educação Nacional (Porto), Livraria 115 (Coimbra) e Livraria Ferin (Rua Nova de Almada/Lisboa). Pode ainda ser pedido directamente ao autor através do telef. 254 877 687, tlm. 912 886 413 e 966 415 180 e e-mail: correia-duarte@sapo.pt