segunda-feira, abril 13, 2009

Páscoa

Cerca das 21h00 de sábado, da Vigília Pascal, após as longas e demoradas leituras, os sinos da igreja de Paus repicaram longamente, os foguetes estoiraram e ecoaram no vale, as vozes do coro preencheram todo o templo e diversos ramos de flores apareceram como por milagre no altar. Foi o anúncio da Festa Maior. Muitas pessoas acorreram às cerimónias, impelidas pelo impulso de sempre.
O domingo acordou com muitas nuvens e com sinais de chuviscos nocturnos. Mas o bom tempo marcou presença durante todo o dia. Por voltas das 08h45, já se ouvia a campainha do cortejo pascal na Quinta da Cancela-Anreade. A cruz entrou em casa pouco depois. A manhã foi passada à volta do forno.
Paus deve ser a única paróquia do concelho, onde o padre acompanha a cruz e vai a casa de todas as pessoas. A população das Quintãs quis festejar o acto condignamente. Cinco dúzias de fogo esperaram a chegada do cortejo pascal. Às 18h00, quando foi avistada a cruz, vinda do Hospital, começou a barragem de fogo, o que obrigou o P. Loureiro e acompanhantes à interrupção do percurso.
Esta pequena povoação, por um dia, encheu-se de vida. Muitos pessoas a viver fora marcaram presença e, como é tradição, familiares juntaram-se para beijar a cruz.