domingo, maio 18, 2008

Por terras de Cernache do Bonjardim

Vivi e estudei, durante três anos, no antigo colégio do Priorato do Crato, em Cernache do Bonjardim, com uma longa e heróica história de missionação em África e no Oriente, cuja herança foi assumida pela Sociedade Missionária Portuguesa, mais conhecida por Sociedade Missionária da Boa Nova.
Ontem e hoje, os seus antigos alunos , congregados na sua associação ARM ( Associação Regina Mundi) confraternizam na terra, onde provavelmente nasceu D. Nuno Álvares Pereira, e prestam homenagem a um grande vulto da Igreja, grande missionário em Angola e Moçambique e, mais tarde, Bispo do Porto nos conturbados tempos da 1.ª República, e que estudou neste Colégio. Hoje decorre o processo de geminação entre as freguesias de Remelhe (Barcelos), de onde é natural, e Cernache do Bonjardim (Sertã), com o objectivo também de ampliar o movimento em defesa da intensificação do seu processo de beatificação.
Vivi aqui três felizes anos (comparativamente com a situação que viveria na nossa terra), estando grato aos colegas e professores de então. Hoje vejo o mundo de forma cosmopolita, porque passei por aqui.