quinta-feira, maio 22, 2008

Nossa Senhora de Cárquere (4.º Domingo)-Oração Universal

Em união filial com Maria, roguemos, irmãos, ao Pai, por intercessão do seu Divino Filho, para que mande de novo o seu Espírito sobre a Igreja e sobre o mundo, dizendo com alegria:

R. Mandai, Senhor, o vosso Espírito, e renovai a terra.

1. (Anreade) Pela Santa Igreja de Deus, para que cheia dos dons do Espírito Santo seja confirmada na unidade e na paz. Oremos irmãos.
2. (Miomães) Pelo Santo Padre, Bento XVI, para que Deus o assista e proteja no anúncio do Evangelho de Cristo e acolha com esperança os apelos dos não crentes. Oremos irmãos.
3. (Freigil) Pelos Bispos, Presbíteros e Diáconos, por todos os que exercem algum ministério na Igreja, para que, no fervor da fé e do testemunho, anunciem que Jesus ressuscitou dos mortos. Oremos irmãos.
4. (Ovadas) Pelos responsáveis políticos dos povos, para que governem na justiça e na paz, pelo bem comum e pela felicidade no aqui e agora de todos, mas sem deixar de promover o seu bem espiritual. Oremos irmãos
5. (S. Romão) Pelos que não puderam vir a esta Peregrinação: para que estejam presentes em espírito e recebam também eles os bens divinos. Oremos irmãos.
6. (S. Cipriano) Pelos que são vítimas da fraqueza humana e dos extravios do próprio coração, para que o Espírito Santo os ajude e ilumine. Oremos irmãos
7. (Panchorra) Pelo povo de Deus aqui reunido e pelos fiéis da nossa Diocese, para que o Espírito Santo nos faça crescer a todos na caridade. Oremos irmãos.
8. (Feirão) Pelos jovens, de modo especial pelos do Concelho de Resende, para que saibam aproveitar bem o tempo da juventude e o Espírito Santo os ilumine no discernimento da sua vocação. Oremos irmãos.
9. (S. Pedro de Paus) Por todos aqueles que hoje foram confirmados, para que sejam apóstolos com a palavra e com a vida e um dia alcancem a eterna felicidade. Oremos irmãos.
10. (S. Martinho de Mouros) Pelos emigrantes, de modo particular os do nosso concelho, para que, longe das suas famílias, não sintam o desânimo e nos lugares onde trabalham dêem testemunho da Fé que receberam nestas terras. Oremos irmãos.
11. (Barrô) Pelos jovens que se preparam para o matrimónio. Para que se deixem formar na escola de Jesus e preparem um ambiente familiar onde reine a fidelidade e a doação, num amor aberto à vida. Oremos irmãos.
12. (Felgueiras) Por todos os que têm devoção a Nossa Senhora de Cárquere, para que se sintam amparados pelo seu carinho e protecção de Mãe e Medianeira. Oremos irmãos.
13. (S. João de Fontoura) Peçamos a Deus, por intercessão de Maria, a Protecção Divina para os nossos campos e culturas. Oremos irmãos.
14. (Resende) Pelos que buscam a Deus sem terem fé e pelos que amam o Senhor sem o saberem, para que o Espírito Consolador lhes dê a paz. Oremos irmãos.
15. (Cárquere) Por todos aqueles que já partiram ao encontro do Eterno Pai, especialmente aqueles que foram do concelho de Resende, para que o poder maternal de Maria os conduza à participação da Bem-aventurança eterna. Oremos irmãos.

Concedei, Senhor, ao vosso povo, por intercessão de Nossa Senhora de Cárquere, as graças que Vos pede com humildade.

Por Jesus Cristo, nosso Senhor.