terça-feira, maio 06, 2008

Encontro Nacional da ASEL

Com um programa alargado comemorativo das suas bodas de prata, decorreu, no passado fim de semana, o Encontro Nacional da ASEL (Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego). E começou em beleza no dia 2, 6.ª feira à noite, com o IX Encontro de Coros, organizado pelo Grupo Coral de Resende, cujo maestro frequentou os Seminários da Diocese.
O dia de sábado foi consagrado a conferências, a registos de memórias e à apresentação da antologia "Estrela Polar" com textos do jornal homónimo da responsabilidade de antigos alunos do Seminário de Lamego.
Gostei de ouvir o testemunho do Cón. Esteves Alves recordando o dia de entrada no Seminário. Nessa altura, como referiu, o edifício estava em obras e a sua atenção concentrou-se quase exclusivamente no cimento, no ferro, nos fios eléctricos e na canalização. Isto explica a facilidade e o à vontade com que sempre lidou com as obras que teve de fazer no Seminário e Externato. Diz quem sabe que "intuía"como ninguém planos de engenharia, medições, cálculos e quejandos. Durante o seu longo consulado como vice-reitor, de 1976 a 2000, foi responsável por alterações profundas na vida do Seminário: abertura ao exterior, frequência das aulas no Externato, fim da avaliação/notação "pública" do comportamento...
Mons. Luciano Guerra fez o paralelismo entre as aparições de Lourdes e Fátima. Chamou a atenção para a incredulidade inicial do pároco de Lourdes perante o fenómeno, tendo-se posteriormente rendido totalmente quando Bernardete lhe afirmou que a Senhora se tinha identificado como Imaculada Conceição. Teria de passar-se algo de extraordinário, pois, como analfabeta e com grandes dificuldades de aprendizagem, este dogma e esta "matéria" ultrapassava-na totalmente.
O livro "Estrela Polar" foi apresentado pelo Prof. Doutor Manuel Pinto Teixeira, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto, com um vasto currículo académico e profissional na área da comunicação social. Deu uma aula sobre este assunto, que prendeu a atenção dos presentes, apresentando cenas do filme Rei Leão como metáfora e gramática da comunicação e das técnicas da transmissão da mensagem.
O programa foi muito variado e rico, de que é difícil dar aqui conta, não faltando momentos de convívio, como a churrascada da noite de sábado e o sarau musical.
Os 25 anos da vida da ASEL ficam assinalados numa escultura no exterior do Seminário.
Está de parabéns a direcção da ASEL, nomeadamente Cândido Teixeira e o Dr. Adão Sequeira pela excelente organização, que implicou muito trabalho e boas vontades.
Este evento será objecto de uma reportagem alargada no Jornal de Resende do mês de Maio.