quarta-feira, março 26, 2008

Agrupamento de Escuteiros de Resende*

Integrando o maior movimento da juventude a nível mundial, implantado em 216 países/territórios, e a nível nacional, onde conta, respectivamente, com 28 milhões e com 80 mil membros, o Agrupamento de Escuteiros de Resende prossegue o ideário educativo já centenário preconizado e posto em prática por Baden-Powell. Procura contribuir para o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito, norteando-se por valores e atitudes cada vez mais actuais, como a disciplina, o altruísmo, a responsabilidade pessoal e o respeito pela natureza.

Início
A aventura começou nos princípios de 1995, graças ao empenho do Sr. P. José Augusto Marques, que sempre viu no escutismo um movimento com características capazes de entusiasmar os jovens, cujas potencialidades deveriam ser devidamente aproveitadas. A modelação, através de princípios e valores subjacentes às diversas actividades, com consequências duradoiras e consistentes na personalidade, realizada com eficácia pelo escutismo, é consequente com a missão da Igreja, constituindo um instrumento de intervenção juvenil a valorizar. Nesta tarefa teve a colaboração imprescindível de Alfredo Matos, que disponibilizou a experiência adquirida no Agrupamento de Escuteiros de S. João de Fontoura, entretanto extinto. Num testemunho escrito, há cerca de um ano, o P. José Augusto, que sonhou o projecto, refere-se-lhe nestes termos: “Não posso deixar de agradecer-te, de modo particular, na hora em que o Agrupamento celebra o seu 10.º aniversário, porque foste a pedra basilar em que assentou o nascimento deste projecto (...). Recordo aquele quase ano e meio em que foste incansável ao assumir praticamente sozinho a preparação de uma nova família de várias dezenas de jovens”.
A preparação abrangeu dois grupos-alvo. Um constituído por cerca de cinquenta jovens, sob o “comando” de Alfredo Matos, e um outro por sete adultos, em tirocínio para futuros chefes e responsáveis, cuja formação teve o apoio da Junta Regional de Lamego do Corpo Nacional de Escutas.
Em 7 de Julho de 1996, o sonho tornava-se realidade com a promessa de meia centena de jovens, provenientes das secções de exploradores, pioneiros e caminheiros. A secção de lobitos, por falta de elementos, foi constituída posteriormente. Nesse mesmo dia, rumaram a Castro Daire, onde realizaram o primeiro acampamento. E em Outubro desse mesmo ano, partiram para outra aventura, concretamente, para a realização do acampamento de Inverno, que decorreu na serra das Meadas, com uma caminhada a partir de Fazamões/Paus.
No ano seguinte, novos elementos voltaram a fazer promessas, ajudando a consolidar o Agrupamento, que recebeu o número 1096. O acampamento de Verão, realizado logo a seguir, teve lugar em Cascais, que foi aproveitado para múltiplos passeios e caminhadas e para visitar o Estoril, o Palácio da Pena, o Cabo da Roca e outros locais. Paulatinamente, o Agrupamento foi-se tornando numa referência para as gentes da vila, com visibilidade em vários eventos e acontecimentos.

Organização
O Corpo Nacional de Escutas está organizado em 20 regiões, coincidentes com as dioceses. Por sua vez, o âmbito de acção de cada agrupamento coincide, geralmente, com a área de abrangência da respectiva paróquia.
Pedagogicamente, os escuteiros estão organizados e divididos por 4 secções, correspondentes a faixas etárias. Dentro de cada secção, os jovens organizam-se em pequenos grupos, tendo cada elemento uma função específica (guia, sub-guia, tesoureiro, secretário...).
A 1.ª secção integra os mais novos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, denominados Lobitos. No Agrupamento 1096, de Resende, há presentemente 9 elementos, divididos em 2 grupos, chamados Bandos. A sua cor distintiva é o amarelo.
A 2.ª secção é constituída por 13 elementos, com idades entre os 10 e os 14 anos, denominados Exploradores, estando divididos em 2 grupos, designados de Patrulhas. O verde é a sua cor representativa.
A 3.ª secção é formada por 9 elementos, chamados Pioneiros, cujas idades variam entre os 14 e os 17 anos, encontrando-se divididos por 2 grupos, designados por Equipas. Distinguem-se pela cor azul.
A 4.ª secção compreende 9 elementos, denominados de Caminheiros, com idades entre os 18 e os 22 anos, cujo conjunto forma o Clã, distinguindo-se pela cor vermelha.
Para enquadramento e direcção do agrupamento e dos vários grupos e secções, há 9 chefes, que disponibilizam muitos dos seus fins-de-semana, férias e serões à formação e causa escutista.

Actividades
As tardes de sábado são animadas com múltiplas actividades. Após uma reunião geral, pelas 14h30, os jovens escuteiros de cada secção partem em busca da aventura e de surpresas. Participam em caminhadas e jogos, aprendem técnicas várias (como orientação, montanhismo, camuflagem, construções, códigos e sinais), ouvem histórias e conselhos e partilham pontos de vista, cimentando laços de camaradagem e amizade.
O primeiro domingo de cada mês é deveras importante para o Agrupamento. Cabe-lhe a animação da missa do meio-dia (a chamada missa dos escuteiros), seguida da distribuição do jornal “Sê...”, cuja elaboração e edição é da sua responsabilidade. Trimestralmente, há uma reunião da direcção, do conselho de agrupamenro e do conselho de pais.
Sob o lema “Crescer ao ritmo das mudanças...”, o plano de acção para 2007/08 abarca 78 actividades. Nele estão previstos, entre outras iniciativas, vários acampamentos/acantonamentos do agrupamento e das secções, a participação em festas (Labareda, festival da cereja, de Natal, 4.º domingo de Cárquere, Corpo de Deus...), magusto, organização da festa das mães, cantar as janeiras, dramatização da paixão de Cristo, colaboração na visita pascal, elaboração de lembranças para avós, acção de limpeza com separação de lixos e visita a um centro de triagem, aprendizagem de construção de mesas e colaboração em iniciativas de carácter filantrópico.
No que se refere a acampamentos de agrupamento, realizam-se três anualmente: um no Verão (Julho/Agosto), outro no Outono (Outubro/Novembro) e um outro no Carnaval. Por sua vez, cada secção leva a efeito, em média, mais dois acampamentos/acantonamentos por ano, alguns dos quais de carácter regional.
O Agrupamento tem marcado presença em iniciativas de carácter nacional, a última das quais foi a a sua participação, através dos exploradores, no acampamento nacional em Proença-a-Nova, inserido nas comemorações do 1.º centenário do escutismo mundial, e em iniciativas de carácter regional, como cursos de formação, actividades de secções e reuniões de chefes.

Ligação à paróquia
O CNE (o Corpo Nacional de Escutas) é um movimento da Igreja Católica, onde a formação cristã é um dos traços da sua identidade. No caso de Resende, a ligação à paróquia é muito forte, já que o P. José Augusto Marques esteve envolvido activamente na sua génese, continuando como seu assistente a dar um contributo decisivo no seu rumo. Neste Agrupamento, em coerência e como critério de pertença e continuidade, os escuteiros comprometem-se a frequentar os vários anos da catequese e a participar nas actividades da paróquia.

Perguntas e Respostas

Quem é o chefe do Agrupamento?
É Adérito Dias, tendo como adjunto Jorge Ferreira. Assumiu a chefia em 2001, estando a terminar o 2.º trénio do mandato. Foi antecedido nestas funções por Alfredo Matos e Joaquim Alves.

Tem sede própria?

Sim. Ocupa, desde há 5 anos, uma divisão do Centro Paroquial P. António Martins Teixeira, na vila, dispondo de uma sala relativamente espaçosa para reuniões e estando equipada com cozinha e bar.

Qual a origem das receitas?
Advém da organização de quermesses no âmbito de festas como a da cereja, da participação nos cantares das janeiras e da venda de calendários. Os pais também ajudam sempre que solicitados. Além disso, a Câmara Municipal contribui com um subsídio anual.
Embora previsto estatutariamente pelo CNE (Corpo Nacional de Escutas), os jovens deste Agrupamento não pagam qualquer quota.

Além do escutismo católico (CNE), fundado em 1923, há outras associações portuguesas ligadas ao movimento escutista mundial?
Há a Associação dos Escoteiros de Portugal, fundada em 1913, seis anos após o início do escutismo, que aconteceu em 1907, não estando ligada a qualquer confissão religiosa. Há ainda a Assocação Guias de Portugal, fundada em 1931, que tem como objectivo a formação e a educação de raparigas pelo método Baden-Powell.

Contacto

Agrupamento 1096 CNE
Largo da Igreja
4660-227 Resende
- Telefone: 254 877 457

Página da internet – http://agrupamento1096.no.sapo.pt

*Publicado no Jornal de Resende (número de Dezembro de 2007)