quinta-feira, janeiro 10, 2008

Anselmo Borges debate "Polaridades na Igreja"

Há já vários anos que o Mosteiro do Lumiar organiza mensalmente, uma série de conferências, aos segundos sábados, de Outubro a Maio. As deste ano têm como tema geral «Pensar e viver as polaridades».

Para enquadrar esta opção, os responsáveis pela iniciativa referem no site da Ordem de São Domingos/Dominicanos(www.dominicanos.com.pt) o seguinte: "(...) polaridade é a "tensão existente no sentido da atracção ou da repulsa, entre duas forças que intervêm no mesmo processo físico ou vital". A palavra que vem de pólo sugere simultaneamente as duas coisas, a atracção e a repulsa, como em pólo positivo e pólo negativo. Aqui, aliás, consideramos não qualquer processo físico, mas social: encontramos esta realidade das polaridades, dos antagonismos, que podem conduzir à violência, em todas as dimensões da existência social. Bem as podemos pensar, vamos seguramente continuar a viver com elas.

A conferência do próximo sábado, dia12, será proferida por Anselmo Borges, com início às 15h30. Tem como o tema Polaridades na Igreja e realizar-se-á no Mosteiro do Lumiar (link).

Endereço do Mosteiro: Travessa do Corpo Santo,32 - 1200-131 Lisboa Telef. 21 342 32 08

E-mail: provinciaportuguesa@dominicanos.com.pt