segunda-feira, junho 25, 2007

Rancho de Anreade (3.ª parte)

Perguntas e Respostas
Quem é actual presidente da direcção do rancho?
É a Dra. Inês Cândida dos Santos Correia, técnica superior da Câmara Municipal, que há cerca de 10 anos sucedeu ao Dr. José Dias Gabriel, tendo já anteriormente integrado o rancho enquanto estudante. Em Novembro passado, partiu como voluntária para Moçambique no âmbito da ONG (organização não governamental) Leigos para o Desenvolvimento, sendo, por isso substituída temporariamente pelo vice-presidente Francisco Lopes Pinto. Quanto à responsabilidade pelos ensaios, a mesma foi assumida temporariamente pelo bailarino Luís Alexandre.
Por quantos elementos é formado?
Por cerca de 40 pessoas, de entre elementos da direcção, 8 pares dançantes, 2 cantadores, 12 tocadores e vários figurantes e porta-estandartes. Quanto às idades, variam entre os 9 e os 76 anos, com predominância para os jovens, pois a maioria (31) tem menos de 30 anos. Ao contrário de algumas colectividades do concelho, este é um grupo muito rejuvenescido, o que é muito prometedor para a sua continuidade e futuro.
Além do folclore e etnografia, desenvolve outras actividades?
Tem uma escola de música para crianças e jovens há vários anos, destinada ao ensino de instrumentos musicais com destaque para o cavaquinho, viola e concertina. É subsidiada pela Câmara Municipal desde há dois anos.
Como momentos de convívio, realiza, anualmente, um magusto, a ceia de Natal e o cantar das Janeiras. Para o futuro, pretende realizar acções e iniciativas que envolvam a população de Anreade, encontrando-se já previsto um peddy-paper.
Ainda há exemplares disponíveis da brochura sobre o rancho?
O livrinho Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade/20 de Histórias…da História de um Povo!, elaborado para assinalar os seus 20 anos de existência, ainda pode ser adquirido por dez euros.
É uma edição muito apelativa, com numerosas fotografias, onde se faz a caracterização sintética da freguesia e se conta a história do rancho, com episódios curiosos pelo meio.

Contacto:
Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade
Casal de S. Pedro
4660-011 Anreade

Telefone: 965816776 E-mail: rancho.s.m.anreade@sapo.pt