terça-feira, junho 26, 2007

Rancho de Anreade (2.ª parte)

Trajes e artesanato
Os trajes são uma amostra rigorosa da maneira de vestir, entre outros, do barqueiro dos barcos rabelos, serrano do Montemuro, rogador, carrejão, lavrador, malhador, podador, almocreve, moleiro, tecedeira, romeiro e trajes domingueiros e de cote.
O artesanato exibido nas actuações do rancho é constituído por alguns utensílios de trabalho, como por exemplo: o mangual, pá de erguer o cereal, o engaço, a enxada, a foicinha, a espadana, a massa do linho, o sedeiro de assedar o linho, o canastro, a cabaça, o tesão do marinheiro, etc.
Actuações
Desde que o rancho integra a Federação de Folclore Português, tem organizado, em Agosto, no adro da igreja, o seu próprio festival, ora nacional ora internacional. O deste ano está previsto para 4 de Agosto. Com base em permutas originadas pelos festivais, o rancho faz, em média, sete digressões por ano, tendo já percorrido todo o país. Para 2007, além das actuações no Douro Park Hotel e na Festa da Cerejeira em Flor, estão previstas as seguintes deslocações: Laborânea (S. João da Madeira), em 23 de Junho; Alvorge (Ansião/Coimbra), em 8 de Julho; Pampilhosa do Botão (Mealhada), em 28 de Julho; Alte (Loulé), em 11 de Agosto e S. João-de-Ver (Sta. Maria da Feira), em 18 de Agosto.
No seu historial estão inscritas participações em festivais internacionais e actuações nos seguintes países: Alemanha (1993), Itália (1994, 2000 e 2004), Espanha (1994 e 1996) e França (1995).
Pelos excelentes serviços prestados em favor da preservação e divulgação do património cultural e das tradições do concelho de Resende, foi-lhe atribuída, 2001, a Medalha de Ouro do Município.
Sede
O rancho tem a sede provisória no “Salão Paroquial”, agora denominado Centro de Bem Estar Rural de S. Miguel de Anreade, cedido pelo pároco local, onde se encontra um espólio relativamente rico, constituído por utensílios, instrumentos de trabalho e peças de artesanato, que continua a “engordar” no intuito de se obter o “retracto” mais completo possível das “gentes” de Anreade. Muitas peças antigas encontram-se hoje preservadas graças à acção dos elementos do rancho
Importa, contudo, catalogar e manter este material devidamente exposto para que possa ser visitado e usufruído pelas pessoas. Para isso, torna-se necessário ter uma sede própria. O desejo da direcção é conseguir verbas para a aquisição e reabilitação de uma casa antiga, onde coexistisse a funcionalidade e a traça das “gentes” de Anreade.

Nota: Para este apontamento segui de perto o livrinho Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade-20 Anos de Histórias…da História de um Povo.