quarta-feira, dezembro 02, 2015

Fibra óptica em Resende: um logro

 Pelo que parece, estão "cobertas" teoricamente pela fibra óptica as vilas de Resende e S. Martinho de Mouros,  Caldas de Aregos e as casas junto à estrada que liga Resende às Caldas, pois passa por aqui o respectivo cabo. Entre o estádio municipal e a igreja de Anreade, enccontra-se a caixa, reproduzida na foto,  a anunciar a feliz notícia, mas o telefone toca e não atende e nem ninguém se digna responder às mensagens remetidas para o e-mail (euquerofibra@dstelecom.pt).
Pelo que sei e consta do respectivo site, a DSTELECOM Norte é a responsável pela instalação, gestão, exploração e manutenção da respectiva rede e a Vodafone  comercializaassegura os respectivos serviços de comunicações (Tv, Net, Voz). na sequência de um concurso entre os operadores.
Através da morada e código postal, a Vodafone informa se a respectiva casa está coberta. Entretanto, fica-se a saber que as casas do lado esquerdo da estrada, por exemplo, podem ser ligadas, mas as do lado direito já não. Há casas no centro da vila de Resende que ainda não estão acessíveis. Nestes casos, pode-se manifestar interesse à Vodafone pelo serviço NET+Tv+Voz, mas a empresa não se compromete quanto à elegibilidade e às datas.
A fibra óptica rural foi anunciada como uma revolução tecnológica do interior, mas a confusão é muita. As respostas aos pedidos de informação não acontecem.  E a lentidão tecnológica  continua.
Embora esta questão nada tenha a ver com a Cãmara Municipal de Resende, não poderá o Sr. Presidente, na defesa dos seus munícipes, diligenciar junto da DSTELECOM e VODAFONE para esclarecer e acelarar este processo?