sexta-feira, dezembro 11, 2015

(Ex)citações de fim de semana*

"Lisboa, 26 de Agosto de 1957

A Sua Excelência o Presidente do Conselho
Excelência

Já temos reclamado uma e muitas vezes certos desvios de géneros americanos que consideramos graves, mas como sempre ficam sem resposta.
Hoje tivemos conhecimento de que latas de manteiga abertas e consumidas pelos médicos do Banco Hospitalar de S. José, que na verdade não são pessoas pobres....foram ali parar por despacho Ministerial conforme comprova mapa e carta do Director Do Rovisco Pais e que teve de dar a Hospitais etc.... perto de 23 toneladas de manteiga pela Cáritas e não pelo Governo tinham sido atribuídas aos pobres leprosos daquele estabelecimento....é realmente triste!...
É claro que do lado da Igreja também tem havido desvios e graves mas têm sido reprimidos energicamente ficando eu com grandes inimizades até de Prelados, mas verifica-se que do lado do Governo também os há e...não só não são reprimidos como nem sequer nos dão uma resposta ou satisfação para podermos dizer uma palavra aos Americanos. (....)

(Fernanda Ivens Ferraz Jardim*

*Fundadora da Cáritas Portuguesa em 1945
Carta dirigida a Salazar (transcrita das "Cartas Singulares a Salazar", selecçao e notas de Fernando de Castro Brandão, edição de autor)