sexta-feira, maio 17, 2013

(Ex)citações de fim de semana

"Aprendi desde pequeno a viver em casa sem o pai. Com 10 anos fui para o Seminário de Tomar, contra a vontade da minha mãe e do resto da família. Fui para lá sozinho, de comboio e a viagem durava um dia e uma noite.
Estava lá um padre que sabia que eu ia naquele comboio. É um mundo de aventura. Hoje acho que é impensável que uma criança de 10 anos saia de casa e vá sozinha fazer uma viagem destas. Primeiro, ir do Marco ao Porto e depois mudar no Porto para ir para a Lamarosa e apanhar outro comboio para Tomar. Qual era a criança que ia hoje? Mas eu fui sozinho, acertei nos comboios todos e estava lá um padre à minha espera, quando lá cheguei de manhã cedo".
D. António Couto, Bispo de Lamego,  em entrevista a Ventos da Mogueira, edição de Março de 2013 (jornal da Irmandade de S. Francisco Xavier, de S. Martinho de Mouros)