quinta-feira, maio 09, 2013

Dossiê para a certificação e centro interpretativo da cereja de Resende prontos no final da colheita

A Câmara de Resende anunciou  que o Centro Interpretativo da Cereja e o dossiê relativo à certificação deste fruto devem estar prontos no final da colheita deste ano.
Segundo o presidente da Câmara, António Borges, o município está "a trabalhar em várias frentes para valorizar e projetar a cereja de Resende", considerada "um produto determinante" da base produtiva e "a grande marca" do concelho.
"Se tudo correr como previsto, no final da colheita deste ano estará pronto o dossiê para a certificação e o nosso centro interpretativo, cujas obras decorrem a bom ritmo, poderá abrir ao público", avançou.
Para o efeito, a antiga Escola Primária está a ser totalmente reabilitada e ampliada contemplando, para além de uma zona administrativa, uma sala de exposições permanente e um espaço designado “cubo de vidro” de onde se parte para o espaço exterior que contém variadas espécies de Cerejeira a partir das quais se produzem a cereja, enquanto se usufrui de uma vista privilegiada sobre a Serra do Marão e o Douro.
Com um investimento total de cerca de 170.000 euros, este novo equipamento conta com o co-financiamento de 60%, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).