sexta-feira, julho 29, 2011

S. Martinho de Mouros com lar de idosos e centro de dia: Irmandade S. Francisco Xavier assina protocolo com Segurança Social

Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, presidiu à cerimónia de assinatura de protocolo de cooperação celebrado entre a Irmandade S. Francisco Xavier e o Instituto da Segurança Social, I.P., que decorreu no dia 24 de Julho e que contou, ainda, com a presença do Director do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, Manuel João Dias.
O protocolo assinado entre as duas entidades prevê o desenvolvimento de respostas sociais nas valências de Lar de Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Assim, a Irmandade S. Francisco Xavier garante o funcionamento de lar de idosos com capacidade para 30 utentes, centro de dia para 22 utentes e apoio domiciliário para responder às necessidades de 40 utentes, garantindo ainda a criação de 30 postos de trabalho.
Durante a cerimónia, António Borges salientou que “é um momento muito importante para S. Martinho de Mouros e também para o concelho. Estamos a criar agora importantes respostas para as populações mais idosas, mas não deixa de ser igualmente importante o reforço da oferta de emprego permanente na economia social, reforçando um significativo investimento feito nestas áreas, nos últimos anos”.
O Juiz da Irmandade S. Francisco Xavier, António Fonseca, agradeceu o apoio da Segurança Social, da Câmara Municipal e de todas as pessoas anónimas que contribuíram para que o projecto do lar de idosos avançasse no terreno e acrescentou que “com a assinatura deste protocolo a vida social dos nossos idosos, irá ter uma qualidade tal que lhes permitirá não só momentos de alegria e lazer como sentirem mais segurança e menos solidão, para além de um serviço que envolve toda a comunidade a que pertencemos”.
Recorde-se que a Irmandade S. Francisco Xavier é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada na Freguesia de S. Martinho de Mouros, em Resende. Para além da vertente social, dinamiza actividades culturais, sendo de referir o Grupo de Bombos “Bommouros”, que tem participado em festas populares por toda a região e pelo país; a escola de música “Musijovem”, com o objectivo de criar hábitos musicais nos mais jovens e publica, mensalmente, o Jornal “Ventos da Mogueira”.
Nos últimos anos tem organizado em colaboração com a Câmara Municipal a animação de verão em S. Martinho de Mouros com uma oferta diversificada de actividades culturais durante os meses de Julho e Agosto.