terça-feira, julho 26, 2011

Festa dos 50 anos do Seminário da Boa Nova, Valadares

 As duas quintas contíguas (quinta da Boa Nova ou da Calçada e quinta do Penedo) foram adquiridas nos inícios de 1961 pela Sociedade Missionária Portuguesa,  então com seminários em Tomar (Convento de Cristo), Cernache do Bonjardim e Cucujães. Logo em Setembro desse mesmo ano, 25 alunos, na sua maioria  naturais de Trás-os-Montes e Douro, deram vida a uma vivenda (a Casa da Condessa) e a um anexo, tendo à frente uma equipa formadora, constituída pelo Reitor, Prefeito, Vice-Prefeito e Director Espiritual), onde fizeram o então 2.º ano, correspondente ao actual 6.º ano. No ano seguinte, veio nova "leva" do Convento de Cristo, onde fizeram também o então 2.º ano. A construção de raiz do novo seminário iniciar-se-ia anos mais tarde. 
 Foi para comemorar estes primeiros tempos do Seminário da Boa Nova de Valadares, com início em 1961, que se realizou uma festa no passado domingo, 24 de Julho, impulsionada pela ARM-Associação Regina Mundi (dos Antigos Alunos da Sociedade Missionária Portuguesa), cujo dinamismo muito se deve ao seu presidente, José dos Santos Ponciano. Esta iniciativa teve uma grande participação. A Sociedade Missionária e concretamente o Seminário de Valadares estão umbilicalmente ligados à Santa Sé e ao Papa. Por isso, o Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, fez questão de participar nestas comemorações. Recorde-se que Paulo VI aquando da peregrinação a Fátima nas comemorações do cinquentenário das Aparições ofereceu um cheque de 150.00 dólares como contributo para a construção do novo Seminário.
O programa integrou uma vertente religiosa, de convívio e cultural. A missa,  presidida pelo Sr. Núncio Apostólico e concelebrada por 13 sacerdotes,  foi o momento alto. O almoço serviu de reencontro e para  irmanar os presente com o bolo e os parabéns dos 50 anos, acompanhados de espumante.  Uma sessão, onde se fez alguma história, foi aproveitada para apresentar um pequeno livro alusivo à efeméride "50 anos: Lembranças dos primeiros tempos" (edição da ARM), coordenado pelo Prof. Doutor Aires Nascimento, com textos de Aires Nascimento e André Marcos e de antigos alunos ( José Abílio Quina, Marinho Borges e Joaquim Alves Pereira).  A marcar esta data fica um cruzeiro no exterior, benzido por D. Rino Passigato.