quarta-feira, julho 27, 2011

Ecos de Resende no suplemento "DN" Verão

O Diário de Notícias iniciou a publicação de um suplemento de Verão (férias à volta dos nossos rios), com saída às sextas-feiras. O 2.º número, publicado no dia 22 de Julho,   é dedicado ao Douro. O nosso concelho é destacado por duas vezes.
Na secção "Pelas Margens do Douro), são focados distintamente Caldas de Aregos e o Penedo de S. João, sendo cada um dos apontamentos ilustrados por uma foto. Quanto a este último refere: "O miradouro de São João, no monte de São Romão, no concelho de Resende, permite mais uma vista surpreendente do rio Douro. Mas o que não deixa de ser menos surpreendente é a forma como o penedo se mantém equilibrado no alto do monte, permitindo as mais variadas explicações. Nem todas científicas". De facto (acrescento eu) , precisamos de relevar este miradoiro, em complemento ao de São Leonardo da Galafura. Do Penedo de São João os olhos também desfrutam de "um excesso de natureza".
Na secção "Produtos", também ilustrada com uma foto de grande destaque, é referida a cereja de Resende, "(...) responsável por 24 por cento da produção nacional de cereja, ou seja, cerca de 3 500 toneladas..."
É pena que as cavacas de Resende não apareçam, à semelhança da Broa de Avintes ou dos Rebuçados da Régua.