Foi apresentado ontem, no Casino da Figueira da Foz, o livro do Prof. Doutor Aires Nascimento "Nuno de Santa Maria: fragmentos de memória persistente". Nesta sessão, o nosso conterrâneo Dr. Vítor Borges fez o elogio do autor, que é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e que se notabilizou por ter iniciado e desenvolvido em Portugal campos específicos, designadamente no âmbito da Codicologia, Filologia e Literatura Latina Medieval e Informatização de textos clássicos. Do seu extenso currículo referiu ter sido Presidente do Instituto Português de Arquivos, Director ( durante 25 anos) da revista "Euphrosyne", Director do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras (durante 15 anos) e autor e tradutor de centenas de livros e artigos.
"Ninguém mais indicado do que o Prof. Aires Nascimento para fazer a história rigorosa deste nosso herói e santo através do estudo de documentos e testemunhos escritos dispersos", referiu. Relembrou a feliz coincidência da data desta apresentação, pois D. Nuno Álvares Pereira nasceu a 25 de Junho e não no dia 24 como até aqui se pensava. Isto porque "o cronista Fernão Lopes disse que o Condestável do Reino , no dia 6 de Abril de 1385, tinha 24 anos, 9 meses e 12 dias". Este facto constitui um bom exemplo do rigor do autor.Na sessão de apresentação, estiveram também presentes, além do autor, Santos Ponciano, Presidente da Associação Regina Mundi (dos antigos alunos da Sociedade Missionária Portuguesa, que estudaram no Seminário de Cernache do Bonjardim, local onde nasceu Nuno Álvares Pereira), responsável pela edição e distribuição da obra.
Quem desejar adquiri-la poderá fazê-lo para o e-mail: regina.mundi@hotmail.com ou para o telef. 218 851 546 e telem. 927 651 424 ou por carta para ARM (R. da Bempostinha, 30*1150-066 Lisboa. O produto da venda reverte a favor do projecto "Um sorriso para ti" , de apoio a crianças das Escolas das Missões.