terça-feira, maio 18, 2010

Junta de Freguesia de S. João de Fontoura apoia a instrução de processos relativos a recursos hídricos/exploração de águas

A Junta de Freguesia de S. João de Fontoura assinou, em 12 de Maio passado, um protocolo com a Administração da Região Hidrográfica do Norte, permitindo assim ajudar os fontourenses a instruir os processos de pedidos de autorizações, licenças e concessões relativos a recursos hídricos/exploração de águas nos seus terrenos. Com esta iniciativa, evitam-se as deslocações ao Porto, com os custos e perdas de tempo inerentes.
No dia 21 de Maio, técnicos da ARH Norte, deslocaram-se a São João de Fontoura para promoverem nova acção de formação aos membros da Junta, no sentido destes actualizarem os conhecimentos técnicos, e facilitar ainda mais a organização dos processos, que terão de ser entregues até 31 de Maio de 2010, para todas as utilizações com motores de extracção de água, com potências iguais ou superiores a 5 cv e todas aquelas posteriores a 2007. Com a formação agora desenvolvida, a Junta de Freguesia passa a trabalhar directamente na plataforma informática da Administração da Região Hidrográfica do Norte, entidade que superintende a nossa região. A autarquia de São João de Fontoura, passa a estar também em condições de prestar novos serviços online, como por exemplo os pedidos de informação prévia, necessários para as novas explorações. De acordo com os técnicos da ARH Norte, esta iniciativa da Junta, reveste-se da maior importância para as populações, na medida em que, ao promover mais este serviço de proximidade vai ao encontro das necessidades das pessoas, principalmente das mais idosas e das que têm maior dificuldade em lidar com as novas tecnologias e com a burocracia que um processo desta natureza implica.