domingo, maio 23, 2010

Educação para o empreendedorismo na Escola Secundária de Resende: Apresentação dos projectos ligados à cereja

Decorreu na passada sexta-feira, dia 21 de Maio, no Auditório Municipal de Resende, a apresentação dos projectos da iniciativa de alunos e docentes da Escola Secundária Dom Egas Moniz, integrados no Plano Nacional de Educação para o Empreendedorismo( PNEE). Estiveram presentes, entre outras entidades, a Prof. Dulce Pereira, em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal, representante da DREN, Sr. Vereador Albano Santos, alunos participantes, docentes coordenadores, instituições parceiras e pais.
Todos os presentes ficaram surpreendidos pelas ideias inovadoras, entusiasmo e envolvimento conseguidos.
O tema dos vários projectos foi a cereja. E justifica-se, já que este é um fruto emblemático do concelho de Resende, cujo potencial económico e comercial ainda não está devidamente explorado. Os produtores e arrendatários limitam-se a apanhar as cerejas e a enviá-las rapidamente para os mercados. Ainda não existe um aproveitamento dos seus derivados, como por exemplo: almofadas e luvas de caroços, aguardentes, licores, geleias, compotas, cristalização, pezinhos de chá, cereja em calda, cereja em vácuo, perfumes... E ainda há muito a fazer no que concerne a caixas de transporte, uniformes de venda e quiosques.
O Plano Nacional para o Empreendedorismo, lançado pelo Ministério da Educação, pretende incutir atitudes que incentivem o espírito empreendedor e de iniciativa nos jovens. Esperemos que as ideias desenvolvidas pelos alunos e apoiadas e coordenadas pelos docentes da Escola Secundária tenham aplicação prática em iniciativas empresariais, que ajudem a promover o desenvolvimento do nosso concelho.
Parabéns, pois, aos alunos participantes e aos docentes coordenadores dos vários projectos e, muito em especial ao Dr. Adérito Lopes, coordenador geral desta iniciativa, que (esperemos) irá ter repercussões no futuro empresarial de Resende.
Programa

Hora

Actividade


09.30H









10.20H





11.00H



11.30H



12.30H


14.00H






15.00H






16.00H

Manhã

Sessão de Abertura

- Director

- Presidente da Câmara Municipal

- Coordenando EAE

- Representante da DREN

- Coordenador PNEE – DGIDC

- Bic e net

- CERANIMA

Apresentações

- Coordenador PNEE – Apresentação do Projecto

- 1º Kerasion

- 2º AROMAS DE RESENDE

- 3º PASTELARIA CEREJA

- TEA BREAK (Pausa para apreciação dos chás de pé de cereja e dos bolos de cereja, elaborados pelos projectos Kerasion; Aromas de Resende e Pastelaria Cereja)

- 4º CERCAIXARES

- 5º DESIGNCAIXA

- 6º Projecto: PÉROLA DE RESENDE

- Interrupção para almoço

Tarde

- CERANIMA

Apresentações

- 7º Qtª PEDAGÓGICA

- 8º HIDROCREME

- 9º LUVARELAX

- 10º SABORES SEM FRONTEIRAS

(Pausa para apreciação do gelado de cereja, elaborado pelo projecto Sabores sem fronteiras)

- 11º CERPRO – CARIMBOS

- 12º ROTA DA CEREJA

- 13º Projecto: CERESENDE (Site do Projecto do PNEE)

- ENCERRAMENTO




Nota: A foto refere-se à apresentação dos projectos na Escola.