quarta-feira, maio 19, 2010

Escola Secundária Dom Egas Moniz adere ao projecto Empreendedorismo: Cereja de Resende é o tema de inspiração

A Escola Secundária Dom Egas Moniz, em Resende, apresenta publicamente, no dia 21 de Maio, no Auditório Municipal de Resende, o projecto “Investir no Futuro” no âmbito do Programa Nacional para o Empreendedorismo (PNEE), lançado pelo Ministério da Educação e pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular a toda a comunidade escolar e resendense.
A Escola Secundária Dom Egas Moniz aderiu ao PNEE de forma a envolver os alunos, professores e comunidade num projecto que fosse ao encontro de interesses comuns e simultaneamente aglutinador. A cereja é um produto de inspiração, é a marca da região, o principal chamariz turístico do concelho de Resende e um valor acrescentado no tecido económico local. A sua promoção é vista como um factor positivo.
Para além dos alunos o projecto envolve, ainda, vários parceiros: ACER (Associação de Cerejas de Resende), APROCER (Associação de Produtores de Cerejas de Resende), Embalagens Namora, Câmara Municipal de Resende e duas entidades especializadas NET Porto e Bic Minho.
O projecto que se baseia na máxima “Aprender-Fazendo” implica que o aluno faça todo um trabalho de casa de pesquisa e organização para posteriormente pôr em prática. A iniciativa tem um tempo de execução de quatro anos e engloba ideias inovadoras e empreendedoras como linhas de cosméticos, termalismo, pontos de venda personalizados, compotas, chás, caixas gourmet e sitio electrónico.
Numa linha geral o projecto pretende que as escolas desenvolvam iniciativas, com a intenção de incutir na comunidade educativa competências e atitudes que incentivem o espírito empreendedor e de iniciativa como forma de responder aos desafios futuros do desenvolvimento da União Europeia no que concerne à competitividade.
O Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Resende