domingo, setembro 27, 2009

Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere brilha em Arzila (Coimbra)

















A fim de animar uma feira de artesanato, promovida pelo Grupo Folclórico de Arzila, deslocou-se a esta freguesia, pertencente ao concelho de Coimbra, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, onde fez uma actuação de luxo. As danças e cantares seleccionados (Quadrilha, Se eu fosse ladrão, roubava-a, Salto em bico, Chula rabela e Malhão) encantaram o público, pela variedade, ritmo e genuinidade. Foi uma mostra da incomparável riqueza do folclore montemurano e sul duriense. Nesta tarde quente de domingo, no largo frente à igreja local, actuaram mais três grupos: Rancho Folclórico de S. Cosme de Gemunde (Maia), Rancho Folclórico de S. Félix da Marinha (V. N. Gaia) e Rancho Folclórico dos Candeeiros (Porto de Mós).
O nosso rancho saiu de Cárquere por volta das 11h, após o cumprimento do dever cívico de votar. Às 13h e pouco, os respectivos elementos já estavam a abancar em Arzila, dando início a um lauto almoço. Da comitiva fazia parte o seu presidente, Dr. Albino Brito de Matos, que continua a vibrar com o folclore ( nos órgãos da Federação do Folclore Português a que pertence está incumbido da verificação e defesa da genuinidade dos grupos federados), e esposa. Foi uma oportunidade para reviver os bons velhos tempos de estudante na cidade do Mondego e as suas vivências numa república coimbrã.
Os ranchos do concelho de Resende são os grandes embaixadores das nossas tradições e valores culturais através do país (e estrangeiro), constituindo as respectivas actuações uma excelente oportunidade para difundir o nosso património paisagístico e monumental e valores económicos ( cereja, cavacas e, a partir de agora, as termas de Caldas de Aregos). E é sempre uma alegria para os resendenses "emigrados" contactarem os seus conterrâneos, como foi o caso.
Quanto ao enquadramento desta deslocação, convém referir o seguinte. Arzila é conhecida não só a nível nacional como até internacional, por incluir no seu território um importante paul (terreno alagadiço), que pelas suas características e condições relativamente à protecção de mamíferos recebeu o "Diploma Honorário" da respectiva Sociedade Europeia. Com efeito, esta reserva ecológica alagadiça reúne condições de "habitat" de inúmeras espécies vegetais e animais, tendo sido classificada como reserva biogenética pelo Conselho da Europa. As enguias são das espécies com maior abundância, constituindo uma importante fonte para a região.
Dos campos do paul são retirados caniços (canas) e bunhos (espécie de vime) com os quais os artesãos de Arzila fabricam as suas famosas esteiras, promovidas na feira anual que se realiza no mês de Setembro. Eis o motivo por que o Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere se deslocou a esta bonita terra dos arredores de Coimbra.