quinta-feira, junho 25, 2009

Seminário de Resende: Requalificação do Centro de Acolhimento e Formação

No pretérito dia 24 de Junho, dia de S. João, realizou-se, no Governo Civil de Viseu, a assinatura de um Contrato Programa de Equipamentos Urbanos de utilização Colectiva, entre a Direcção-Geral das Autarquias Locais, a CCDRN e o Seminário Menor de Resende. Presidiu à cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento o Secretário de Estado Adjunto da Administração Local, o Dr. Eduardo Cabrita.

Este SubPrograma 2 tem como destinatários as instituições privadas sem fins lucrativos e que prossigam interesses públicos. Os projectos apoiados visam o financiamento de infra-estruturas de cariz religioso, desportivo, cultural e recreativo, cujos montantes de investimento não excedam os 100 mil euros.

O governo assumiu, através deste contrato, a comparticipação da requalificação do Centro de Acolhimento e Formação, situado no Seminário de Resende. Em concreto, o apoio, em 70% dos custos da obra, destina-se à requalificação da “camarata do fundo”. Atendendo às diversas iniciativas de formação e acolhimento que nos últimos tempos se têm realizado no Seminário de Resende (Cursos de Acólitos, Encontros para Ministros Extraordinários da Comunhão, Retiros, Encontros de Férias, Reuniões de Grupos de Pastoral), consideramos oportuno este investimento na requalificação da “camarata do fundo”. Este espaço ficará dotado de vinte quartos, podendo albergar até cerca de cinquenta pessoas. Para além da rentabilização desta estrutura, que estará ao serviço da Igreja e das comunidades, esta será, por certo, a melhor forma de preservamos um dos lugares mais emblemáticos do Seminário de Resende e um dos que mais significativas recordações sempre deixou em todos aqueles que um dia passaram pelo Seminário de Resende: as camaratas.

Em nome de toda a comunidade do Seminário fica registada uma palavra de sincero agradecimento ao Eng. António Borges, presidente da Câmara Municipal de Resende, pelo interesse e apoio dispensado ao longo da candidatura e, sobretudo, pelo estímulo fortificante que sempre tem concedido ao Seminário de Resende. Ao Eng. Carlos Arão e à sua equipa de trabalho o nosso reconhecimento pela elaboração do projecto. (Apontamento remetido pelo Seminário de Resende)